Hoje é Dia Mundial da População – já foi ultrapassado o marco dos 8 mil milhões de pessoas

 

O Dia Mundial da População é celebrado anualmente, desde 1989.

A Criação deste dia, segundo a ONU, visa sensibilizar para as questões relacionadas com a população e reconhecer a importância das políticas da população no desenvolvimento socioeconómico dos países.

“O contínuo crescimento da população mundial alerta para o aumento da urbanização e da migração. Este processo exige uma gestão sustentável para que não sejam agravadas questões como a desigualdade de género, a violência, a discriminação e as alterações climáticas.”

A data escolhida foi o dia 11 de julho uma vez que em 1987 se registou que a população mundial tinha atingido os cinco biliões de pessoas.

Segundo o relatório do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), sobre a Situação da População Mundial em 2023, apresentado em abril deste ano, a população mundial ultrapassou o marco dos 8 mil milhões de pessoas. Dois terços destas pessoas vive em locais onde as taxas de fertilidade desceram abaixo do “nível de substituição” de 2,1 nascimentos por mulher.

O relatório avança que “a população mundial deverá atingir os 8,5 mil milhões de habitantes, até 2030, e os 9,7 mil milhões de habitantes, até 2050, devendo nesta altura atingir um plateau e iniciar uma fase descendente”. 

Leia também