Hélder Silva defende um só comandante para os 3 corpos de bombeiros do concelho

maimaf0

 

Durante a apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) na região de Lisboa e Vale do Tejo, que teve hoje lugar no Auditório Municipal Beatriz Costa, com a participação do Ministro da Administração Interna (MAI), José Luís Carneiro, Hélder Sousa Silva, que abriu a cerimónia, tendo afirmado, na presença dos três comandantes dos corpos de bombeiros do concelho (Mafra, Ericeira e Malveira) que eles conhecem o pensamento do presidente da câmara de “caminhar no sentido de, mantendo as três associações, criar uma força operacional conjunta municipal congregando os três corpos de bombeiros sob um único comando“. Referiu ainda que as associações de bombeiros do concelho “já sabem disso”, ironizando depois, ao dizer que não gostam dele por causa disso, “mas eu não me importo”, afirmou.

O facto de ainda não ter sido concretizada a operacionalização desta “força operacional conjunta municipal” resultaria, ainda segundo Hélder Silva, do facto de as associaçõesainda não terem conseguido autonomizar-se, principalmente, financeiramente

No seu discurso, Hélder Silva mostrou-se disponível para celebrar um novo acordo de cooperação com o MAI com vista à ampliação das instalações do Destacamento Territorial de Mafra da GNR“, justificando a necessidade de ampliação das referidas instalações, com o facto de, entretanto, o concelho ter quase duplicado o número de habitantes. A ampliação das instalações dos Bombeiros da Ericeira foi também focada pelo autarca de Mafra.

A transformação da gestão de combustíveis numa fonte de rendimento para os proprietários dos terrenos foi outra ideia defendida pelo presidente da câmara de Mafra junto do Ministro da Administração Interna.

José Luís Carneiro encerrou a cerimónia explicitando as orientações do ministério no que diz respeito ao combate a incêndios rurais, tendo-se focado na necessidade de uma completa e contínua sinergia entre todas as forças e entidades congregadas neste combate.

Leia também