Hoje é Dia Mundial do Ambiente

ambiente

 

O Dia Mundial do Ambiente foi criado pela ONU e é comemorado desde 1974.

O objetivo deste dia passa por sensibilizar e consciencializar a população mundial para a importância e preservação do meio ambiente. Celebra-se a 5 de junho, visto que é a data em que se realizou a 1.ª Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente, em 1972, em Estocolmo.

“Os alimentos que ingerimos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que torna nosso planeta habitável vêm da natureza. Por exemplo, a cada ano, as plantas marinhas produzem mais da metade do oxigénio da atmosfera e uma árvore madura limpa o ar, absorvendo 22 quilos de dióxido de carbono, libertando oxigénio em troca. Apesar de todos os benefícios que nossa natureza nos oferece, ainda a maltratamos. É por isso que precisamos trabalhar nisso. É por isso que precisamos dessa observância” [Nações Unidas]

Este ano, as comemorações internacionais decorrem na República da Costa do Marfim.

O tema escolhido para 2023 foi “soluções para a poluição plástica” e visa mostrar como os países, as empresas e os indivíduos podem e devem usar este material de forma mais sustentável, oferecendo a esperança de que um dia, a poluição plástica seja história.

“Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, metade das quais de uso único. Desse total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19-23 milhões de toneladas acabam em lagos, rios e mares. Hoje em dia, o plástico sobrecarrega os aterros sanitários, é deitado nos oceanos e é queimado, tornando-se numa das mais graves ameaças para o planeta.
Além desses impactes, existe um risco menos conhecido: os microplásticos estão já presentes na cadeia alimentar, na água que bebemos e até mesmo no ar que respiramos. Segundo algumas estimativas, as pessoas consomem mais de 50.000 partículas de plástico por ano. Muitos produtos plásticos contêm aditivos perigosos, o que pode representar uma ameaça à saúde.”

 

 

Leia também