Mafra | Família do marido da deputada municipal Fátima Caracol vende terreno à câmara no valor de 1 milhão de euros

CMM 3

 

Em outubro do ano passado noticiamos (ver aqui) que a câmara de Mafra iria proceder à compra terrenos no valor de mais de dois milhões de euros, para construção de uma nova escola na freguesia de Mafra.

Na altura, a aquisição comportava duas parcelas, uma de 32 143 m2 e outra de 101 416 m2, num total de “cerca de 7,5 hectares de terreno urbano e de 6 hectares de terreno agrícola”, terrenos localizados na Quinta da Figueira Branca, na freguesia de Mafra, no limite dos Gonçalvinhos.

Estes terrenos destinavam-se/destinam-se à construção de um edifício escolar, de fogos a disponibilizar em regime de arrendamento mais favorável e acessível e demais que o Município considere adequado , Agora, segundo a autarquia “no âmbito do que se tem vindo a projetar, foi identificado que este carece de ser ampliado”, ou seja, seria necessário dispor de uma área maior de terreno.

trOra, em finais de abril de 2023 a câmara recebeu uma proposta para “exercer o direito de preferência” na compra de um imóvel com a área total de 17.312 m2, denominada de “Cêrca”, localizado nos Gorcinhos, confinante com os terrenos anteriormente referidos.

Ora, segundo documento produzido pela autarquia, a “aquisição do referido imóvel representará uma inequívoca mais valia para o Município”.

Assim, a câmara de Mafra vai submeter à Assembleia Municipal, a aquisição de mais esta parcela de terreno, pelo valor de 1.050.000,00 (um milhão e cinquenta mil euros), livres de ónus e encargos, valor que será pago em duas tranches: uma de 550.000,00, paga na data da escritura e o remanescente valor, 500.000,00, pago até abril de 2024.

Entre os herdeiros do terreno que a câmara se propõe agora comprar encontra-se José João Caracol – marido de Maria de Fátima Caracol, atual deputada municipal pelo PPD/PSD, ex-presidente da Junta de freguesia de Mafra e amiga pessoal de Hélder Sousa Silva, atual Presidente da Câmara Municipal de Mafra – que em nome dos herdeiros de António Luís Caracol, em abril de 2023 propôs a venda do terreno à câmara, tendo em conta o direito de opção existente por parte do município.

Maria de Fátima Mendes Alves Ferreira Caracol foi Presidente da Junta de Freguesia de Mafra, eleita pelo PSD, pertence atualmente, em representação da Câmara Municipal de Mafra, à direção da Tapada Nacional de Mafra e é deputada municipal em representação do PSD, partido com maioria absoluta no concelho.

A decisão será agora remetida à Assembleia Municipal, órgão aonde o partido que sustenta a câmara tem maioria absoluta. O processo terá depois de ser submetido à fiscalização prévia do Tribunal de Contas.

 

Atualizado em 29-05-2023 às 19:26

 

 

Leia também

4 Thoughts to “Mafra | Família do marido da deputada municipal Fátima Caracol vende terreno à câmara no valor de 1 milhão de euros”

  1. Carlos Cruz

    Pertencem todo ao grupo dos sem abrigos .
    A maioria do PSD-PPD está a trabalhar em conformidade .
    Qual será o interesse de saber os dados pessoais de quem faz um comentário?

  2. José

    Para quem conhece minimamente as famílias em Mafra, difícil era arranjar um terreno grande nos Gorcinhos que não fosse de algum ramo da família Caracol.
    O que me espanta nesta notícia são outras coisas. Primeiro, o valor. Numa altura em que as avaliações dos terrenos estão a descer, o valor deste terreno por metro quadrado é bem mais elevado. Depois, não se percebe o processo de tomada de decisão da Câmara. Compraram dois terrenos porque aquela área daria, certo? Agora, descobrem que precisam de mais espaço? Sou só eu, ou isto parecem decisões de achismos em cima do joelho?
    Depois, uma questão para os jornalistas. Foi direito de preferência ou foi feita uma proposta à Câmara? É que não é a mesma coisa. No direito de preferência, a CMM compromete-se a igualar o valor oferecido por um comprador privado. Numa venda direta, a CMM e o proprietário chegam a um acordo para o valor da venda.

  3. João Martins

    Jornalismo da treta

    O Invejoso sente extremo pesar pelo bem estar e prosperidade de quem está a sua volta, por isso deseja o infurtunio daquele que desperta a sua INVEJA.

  4. José Manuel Santos

    À mulher do Caracol não basta ser honesta, deve parecer honesta. Célebre frase que se aplica na perfeição.
    O Tribunal de Contas que investigue tudo e rápido.

Comments are closed.