Receita da Semana | Hambúrguer e pesto de brócolos

Receita da semana

 

Receita da Semana

Hambúrguer e pesto de brócolos

 

Para o pesto de brócolos:

1. Escaldar 250 g de brócolos em água a ferver durante 3-4 minutos.

rc 12. Numa frigideira, adicionar um fio de azeite e dourar ligeiramente 2 dentes de alho. Adicionar 50 g de castanhas de caju e tostá-las.

3. Num processador encher ⅓ do copo com azeite, adicionar os brócolos e a mistura anterior, o sumo de 1 limão, 50 g de parmesão ralado e por fim, temperar com sal e pimenta a gosto e triturar. Para conseguir um pesto mais leve, adicionar um pouco do caldo da cozedura dos brócolos (a gosto).

Para os hambúrgueres:

1. Separar os floretes de 400 g de brócolos e lavar bem.

2. Descascar 250 g de batatas e cortar em cubos pequenos do mesmo tamanho.

3. Numa frigideira, colocar um fio de azeite e adicionar 1 dente de alho inteiro e descascado para aromatizar. Quando estiver dourado, adicionar os cubos de batata e cozinhar em lume médio durante cerca de 5-10 minutos, dependendo do tamanho.

4. Adicionar os brócolos, temperar com sal e pimenta e adicionar um pouco de salsa picada. Tapar e deixar cozinhar um pouco. Adicionar cerca de 75 ml de água para ajudar a cozedura.

5. Cozer cerca de 15-20 minutos ou até que as batatas estejam bem cozinhadas e depois com a ajuda de um passe-vite (ou um processador) faça um puré e verta-o numa tigela.

6. Deixar arrefecer o preparado anterior e adicionar mais 50 g de parmesão ralado e 50 g de pão ralado. Misturar bem. Adicionar 1 ovo e misture tudo de forma homogénea.

7. Separar o preparado em duas partes e, com as mãos, moldar em forma de um hambúrguer.

8. Aquecer uma frigideira untada com um pouco de azeite e cozinhar dos dois lados, para que fique dourado.

9. Adicionar uma base de pesto ao pão de hambúrguer, os hambúrgueres, uma fatia de mozzarella de búfala e 3 tomates cherry cortados em 3 partes e cobrir com a parte de cima do pão.

[Receita e imagem:Mercadona]

Bom apetite!!

Encontre aqui outras receitas igualmente saborosas.

Leia também