Cinema | Estreias da Semana – 18 de maio de 2023

Cinema Estreias da semana

 

Estreias da Semana – 18 de maio de 2023

 




f1 1A Sindicalista

Título original: La Syndicaliste aka Sitting Duck
Realizador: Jean-Paul Salomé
Com: Isabelle Huppert, Grégory Gadebois, François-Xavier Demaison
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: Alemanha, França, 2022, 121 min

A verdadeira história de Maureen Kearney, a representante sindical de uma multinacional francesa de energia nuclear. Após ter denunciado acordos secretos que abalaram o sector nuclear francês, Kearney lutou sozinha contra ministros do governo e líderes da indústria para trazer à luz o escândalo e defender mais de 50 000 empregos. Quando é violentamente agredida na sua própria casa, tem início uma investigação onde novos elementos criam dúvidas na mente dos investigadores. No início, uma vítima, Maureen torna-se então suspeita.

 

 



f2 1Marinheiro das Montanhas

Título original: Mariner of the Mountains
Realizador: Karim Aïnouz
Com: –
Género: Documentário
Classificação: M/12
Outros dados: Alemanha, Brasil, França, 2021, 98 min

Diário de viagem filmado na primeira ida de Karim à Argélia, país onde seu pai nasceu. Entre registos da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8, o filme opera uma costura fina entre a história de amor dos pais do realizador a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contrastes entre Cabília (região montanhosa no norte da Argélia) e Fortaleza, cidade natal de Karim e de sua mãe, Iracema. Passado, presente e futuro entrelaçam-se numa singular travessia.

 

 



f3 1Seca

Título original: Siccità
Realizador: Paolo Virzi
Com: Silvio Orlando, Valerio Mastandrea, Elena Lietti
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: Itália, 2022, 97 min

 

Três anos sem chuva. Roma secou e a falta de água mudou o modo de vida dos residentes. Numa cidade dominada pela sede e pelas restrições, move-se um enxame de personagens, jovens e velhos, bem-sucedidos e marginalizados, vítimas e algozes. As suas vidas fazem parte do mesmo design e todos buscam a redenção.

 

 

 



f4 1Velocidade Furiosa X 

Título original: Fast X
Realizador: Louis Leterrier
Com: Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Jason Momoa
Género: Ação
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2023, 141 min

Ao longo de várias missões, com probabilidades ínfimas de sucesso, Dom Toretto e a sua família foram mais espertos, mais corajosos e mais velozes do que os adversários que encontraram pelo caminho. Agora, confrontam o rival mais letal com que já se cruzaram: uma ameaça aterradora que emerge do lado mais obscuro do passado, movida pela sede de vingança e determinada a acabar com esta família e destruir tudo e todos os que Dom ama, para sempre. Em “Velocidade Furiosa 5”, de 2011, Dom e a sua equipa neutralizaram o perigoso e poderoso traficante de droga brasileiro, Hernan Reyes, e delapidaram o seu império numa ponte do Rio De Janeiro. O que eles não sabiam é que o filho de Reyes, Dante, assistiu a tudo e passou os últimos 12 anos a conceber um plano que fará Dom pagar o maior dos preços.

 



 

Leia também