Torres Vedras | Autarquia vai implementar o programa “Nascer e crescer em Torres Vedras” (apoio à família e natalidade)

nct

 

Depois de aprovado por unanimidade na reunião de Câmara, a Câmara Municipal de Torres Vedras vai implementar, em outubro deste ano, o programa “Nascer e crescer em Torres Vedras”, um programa de apoio à família e de promoção da natalidade.

A autarquia refere que a medida se destina a “todas as famílias com bebés e crianças que sejam registadas no concelho de Torres Vedras a partir de outubro e prolonga-se até que tenham 3 anos”.

O programa contempla as seguintes medidas:

  • Saúde e bem-estar
    – Desconto de 50% na frequência de natação para bebés até aos 36 meses, em piscinas do concelho de Torres Vedras com protocolo com o Município.
    – Atribuição de dois vales de 30 € para compra de produtos de puericultura em farmácias ou parafarmácias com protocolo com o Município.
    – Atribuição de cinco vales de 20 € para aquisição de frutas e legumes no Mercado Municipal de Torres Vedras.
    – Atribuição de dois vales para participação gratuita em workshops no âmbito da alimentação saudável promovidos pelo Município ou entidades parceiras.
    ………………………………….
  • Educação e cultura
    – Desconto de 50% na frequência de música para bebés até aos 36 meses, em escolas de música do Concelho com protocolo com o Município.
    – Atribuição de 1 vale para participação gratuita em workshop no âmbito da parentalidade positiva, promovido pelo Município ou entidades parceiras.
    – Atribuição de um “Kit de Leitura” com livros infantis, guias de parentalidade ou outros objetos que estimulem hábitos de leitura saudável nas crianças e restantes membros do agregado familiar.
    – Atribuição de um “Kit de Material Didático” constituído por jogos educativos e didáticos que possibilitem o desenvolvimento de diferentes competências, como linguagem, cálculo, raciocínio lógico e motricidade.
    – Atribuição de vales (para todos os elementos do agregado familiar) para gratuitidade de cinco ações culturais (como espetáculos, workshops, entre outros) destinados a crianças e famílias, promovidos pelo Município ou entidades parceiras.
    – Atribuição de três vales (para todos os elementos do agregado familiar) para gratuitidade de entrada nos museus e espaços culturais do Município.

Os progenitores, adotantes ou pessoas a quem legalmente se atribuiu a Regulação das Responsabilidades Parentais (RRP) podem requerer o apoio previsto neste programa no prazo máximo de 45 dias desde o nascimento ou adoção da criança.

As famílias poderão realizar as respetivas candidaturas a partir de setembro no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Anualmente, a Câmara Municipal deliberará o limite máximo orçamental a alocar a este programa, fazendo corresponder o número de candidaturas elegíveis à verba estipulada.

Leia também