Mafra | Escola Secundária José Saramago vence 10.ª edição do CanSat Portugal

cat0

 

Realizou-se entre os dias 26 e 30 de abril, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, a 10.ª edição do CanSat Portugal.

Os vencedores da edição deste ano, foram os mafrenses EDER SAT, alunos do 12.º ano da Escola Secundária José Saramago, em Mafra.

A equipa formada por César Lourenço, Diogo Santos, Filipa Cabrita, Lucas Manso, Miguel Batalha e Tomás Ferreira, coordenada pela docente Vera Silva, obteve a melhor pontuação global atribuída pelo júri.

cat1Cada unidade integrou os sistemas básicos de um satélite, como a antena emissora, bateria e sensores e teve de “sobreviver” a um lançamento por rocket, a uma altitude de 1000 metros, aterrando de forma segura. Os projetos têm duas missões integradas: a missão primária, com medições da temperatura do ar e da pressão atmosférica e a transmissão por telemetria dos parâmetros medidos para a estação terrestre, e a missão secundária, definida pela própria equipa.

A equipa de Mafra preparou uma missão secundária, que consistiu em produzir um DSM (Digital Surface Model), que é um tipo de modelo 3D que representa a superfície de um terreno ou outro objeto ou estrutura. Neste caso, a equipa quis representar a área de aterragem do seu CanSat. O objetivo passa por permitir um planeamento mais preciso e eficiente das missões espaciais.

Vera Silva, professora responsável da equipa, afirmou que “o que ditou o sucesso do nosso projeto foi, essencialmente, a perseverança, o trabalho de equipa, o esforço e a dedicação dos alunos. Foi um trabalho realizado a 100% fora do contexto de sala de aula, que lhes permitiu desenvolver competências muito importantes para a vida académica”, acrescentando ainda, que “para a competição internacional, acrescenta: “É necessário rever o nosso CanSat e os dados obtidos e perceber, consoante o feedback do júri, o que podemos melhorar”.

A equipa da Escola Secundária José Saramago irá representar, entre 26 e 30 de junho, as cores nacionais na Final Europeia do CanSat, num país ainda a designar, em princípio Estónia, Alemanha ou Espanha.

Em competição estiveram 14 equipas, cerca de 90 alunos e professores de todo o país, e foram entregues seis prémios e uma menção honrosa.

Os premiados deste ano foram:

  • Vencedores: EDER SAT (Escola Secundária José Saramago, em Mafra)
  • Desempenho Técnico – Forest Jump (Escola Secundária de Camões, Lisboa)
  • Melhor Missão Científica – Passarola Voadora (Escola Secundária de Camões, Lisboa)
  • Equipa Mais Profissional – GSat – Crop Mission (Colégio Guadalupe, Verdizela, Seixal)
  • Melhor Divulgação – CanSor / Tecnologia e ambiente: avaliação do Montado (Escola Secundária de Ponte de Sor)
  • Melhor Antena (ground station) – SatOuriços
  • Menção honrosa – HermeSat (Salesianos de Lisboa)
  • Prémio ANCOM – AtmoWatch (Agrupamento de Escolas de Vergílio Ferreira, Lisboa)

No ano passado, a equipa SatFalcons (Tomás Boaventura, Lara Mendonça, Bruno Duarte, Matilde Vicente, Joana Vaz e Margarida Ferreira tendo por docente responsável, a professora Vera Silva) da Escola José Saramago tinha arrecadado uma menção honrosa (ver aqui).

O CanSat (do inglês para lata, “Can”, e da abreviatura “Sat”, para satélite) Portugal desafia os alunos do ensino secundário de todo o País a “projetar e a construir um modelo funcional de um microssatélite com as mesmas dimensões de uma lata de refrigerante”.  Os alunos são ainda “responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com a sua estação em terra”.
O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal organizado em parceria com a Ciência Viva, tendo o apoio da Agência Espacial Europeia.

[Imagens:CanSat Competition]

Leia também