Hoje é Dia Internacional do Jazz

jazz

 

Celebra-se anualmente a 30 de abril o Dia Internacional do Jazz. A data criada pela UNESCO foi celebrada pela primeira vez em 2012.
Atualmente a data celebra-se pelos 5 continentes, em mais de 190 países.

O jazz fala pela vida (…). Quando a vida não oferece ordem ou significado, o músico cria-os a partir dos sons da terra que fluem através do seu instrumento”
Martin Luther King Jr. No Festival de Jazz de Berlim de 1964.

A celebração da data pretende assinalar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. O jazz está associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura.

Tendo “nascido” no século XIX, em New Orleans, nos Estados Unidos da América, no seio da comunidade afro-americana, o jazz é um estilo musical que apela à criatividade e à improvisação, tendo-se popularizado nas primeiras décadas do século XX.

Alguns dos grandes nomes do Jazz – Miles Davis, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong, Edward Ellington, Dizzy Gillespie e muitos, muitos outros(as).

Em Portugal, alguns dos nomes mais conhecidos do jazz, como Carlos Barreto, Carlos Bica, Joana Rios, Luísa Sobral, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Rão Kyao, André Matos e como divulgador, o nome de Luiz Villas-Boas é absolutamente incontornável.

Leia também