Hoje é Dia Mundial da Terra

mundo

 

Assinala-se anualmente a 22 de abril o Dia Mundial da Terra.

“A saúde da Humanidade depende da saúde da Terra”
António Guterres, Secretário-Geral da ONU

O dia pretende reconhecer a “importância do planeta e alerta todos os habitantes para a importância e a necessidade de preservar os recursos naturais do mundo e é hoje celebrado em mais de 190 países, com a participação de cerca de mil milhões de pessoas que manifestam o seu compromisso com a proteção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade da Terra”.

Em 1970, depois de verificadas as consequências de um desastre petrolífero que ocorreu em 1969 em Santa Barbara, na Califórnia, o senador norte-americano Gaylord Nelson criou o “Dia da Terra”, como protesto contra a poluição da Terra. Em 2009 a ONU reconheceu a data e instituiu o dia 22 de abril como o “Dia Internacional da Terra”.

Há 53 anos, o dia foi criado de modo a chamara atenção para os problemas da contaminação, da conservação, da biodiversidade e para outras preocupações ambientais para proteger o nosso planeta.

O Dia Mundial da Terra também é conhecido como Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra e este ano têm como mote a “Investir no planeta”.

O tema escolhido para este ano foi “Investir no nosso planeta”, tema que pretende destacar a “importância de dedicarmos nosso tempo, recursos e energia para resolver as alterações climáticas e outros problemas ambientais. Investir no nosso planeta é necessário para protegê-lo e a melhor forma de garantir a prosperidade futura. Ao investirmos juntos no planeta, estamos a apoiar comunidades saudáveis, felizes e ricas em todo o mundo”.

Ajude a “salvar o Planeta”:

1. Evite ao máximo viajar de avião e use transportes públicos, ande a pé ou faça uso de modos suaves (como a bicicleta) para as suas deslocações diárias.

2. Prefira produtos a granel e leve as suas próprias embalagens, recipientes, sacos quando vai às compras.

3. Repare fugas de água, feche a torneira sempre que não esteja a usar diretamente a água (por exemplo, enquanto se ensaboa no banho) e procure reutilizar a água ao máximo (por exemplo, a água de lavar legumes).

4. Substitua refeições com proteína animal por refeições com leguminosas, indo buscar inspiração à dieta mediterrânica.

5. Prefira casas que já estão construídas, por exemplo, optando por reabilitar um espaço em detrimento de comprar uma casa nova ou construir uma casa de raiz.

 

“Gostemos ou não, se não preservarmos o Planeta Terra, não teremos por enquanto outro lugar onde podemos viver!” Quercus

Leia também