A Borboleta-carnaval é a mais recente espécie descoberta na Tapada Nacional de Mafra

borbtap

 

Esta semana a Tapada Nacional de Mafra anunciou ter sido descoberta uma espécie nova a habitar na sua floresta encantada. Trata-se da Borboleta-carnaval, também designada por Grinalda-espanhola (Zerynthia rumina-Linnaeus, 1758).

Sobre a espécie:
“Trata-se de uma borboleta cuja envergadura de asa pode atingir quase 5 cm. A face superior das asas tem fundo amarelado e apresenta um padrão cromático axadrezado formado por linhas escuras e manchas vermelhas, que assume a forma de ziguezague ao longo das margens.

No corpo, destaca-se a zona abdominal ornamentada nos flancos por duas sequências longitudinais e paralelas: uma de manchas brancas, a outra, mais interior, de manchas amarelas. Olhos e antenas negras.

As lagartas, inicialmente de cor escura, tornam-se castanho-avermelhadas e desenvolvem pequenos espinhos.”

A Borboleta-carnaval tem um estatuto de conservação pouco preocupante (LC).

Nos inventários faunísticos e florísticos da Tapada Nacional de Mafra estão contabilizadas mais de 370 espécies, mas este número está “claramente aquém da realidade”.
As últimas espécies apresentadas pela Tapada Nacional de Mafra foram o Morcego-negro, os esquilos vermelhos, o escaravelho Vaca-Ruiva e agora a Borboleta-carnaval.

[Imagem: TNM]

Leia também