Mafra | Câmara Municipal financia obras de beneficiação da Igreja católica do Sobreiro

IGREJA SOBREIRO

 

A Paróquia de Santo André de Mafra pediu a “preciosa ajuda da Câmara Municipal de Mafra” para “ajudar a concretizar este projecto que, estamos certos, será uma mais-valia para a população servida por esta igreja e para todos aqueles que vierem a usufruir das nossas instalações”.

No próximo dia 14 de outubro, a Igreja do Sobreiro comemora o seu 50.° aniversário e para “assinalar esta efeméride, ficou decidido, em diálogo com a comunidade local, proceder a algumas obras de beneficiação (…)”. Trata-se, pois, de um edifício construído em 1972/73.

Para realizar a obra, que orça os 60 mil euros + IVA, a comunidade local conta com fundos próprios, com a ajuda de toda a paróquia de Mafra e com ajudas institucionais (impostos). Foi nesse sentido que o Padre católico de Santo André de Mafra, Luís Fernando Miranda de Barros, solicitou apoio à câmara Municipal de Mafra, tendo a mesma decidido, em conformidade, atribuir uma verba de 25.000,00 € (vinte cinco mil euros), à Paróquia de Santo André de Mafra, para apoiar aquelas obras de beneficiação.

Segundo os documentos a que o Jornal de Mafra teve acesso, a obra prevê:

  • A realocação do espaço reservado aos velórios da comunidade (que atualmente se situa num espaço “exíguo e sem as condições de dignidade que o mesmo exige”)
  • A pintura interior da igreja
  • A adaptação de sanitários para pessoas com deficiência
  • O restauro dos relógios da torre sineira (não históricos, de resto como todo o edifício)
  • A beneficiação da sacristia e a dignificação do espaço litúrgico do altar da igreja, valorizando o local de colocação das imagens dos padroeiros

A paroquia católica refere também que “procurou-se ainda recuperar alguns elementos litúrgicos da anterior capela, demolida em finais dos anos 60, e que ainda existem, nomeadamente o restauro do sacrário primitivo e de um baldaquino antiquíssimo que foi reencontrado nas arrecadações”.

A inauguração oficial das obras até já tem data, estando prevista para as 15h30 do dia 23 de julho, por ocasião da festa anual.

 

Leia também