Mafra | José Ministro dos Santos será candidato à presidência da câmara em 2025

ms

Retirado da vida pública desde 2013, Ministro dos Santos reapareceu recentemente na inauguração do skatepark de Mafra, cerimónia que fez parte das celebrações do 25.º aniversário do Parque Desportivo de Mafra que leva o seu nome “Parque Eng. Ministro dos Santos”.

O reaparecimento de Ministro dos Santos relaciona-se com o facto de ser ele, o principal nome apontado para substituir Hélder Sousa Silva, atualmente no seu último mandato à frente da Câmara de Mafra. Embora Ministro dos Santos tenha alguns anticorpos no PSD Mafra, na atual conjuntura, será a personalidade política social-democrata em melhor posição para manter a tradicional maioria absoluta folgada do PSD no concelho de Mafra, nas eleições autárquicas de 2025.

Eleito pelo Partido Social Democrata (PSD), José Maria Ministro dos Santos destacou-se como presidente da Câmara Municipal de Mafra durante 28 anos, entre 1986 e 2013, tendo abandonado o cargo por ter, também ele, atingido o limite legal de mandatos à frente do município.

Ministro dos Santos nasceu em Lisboa, em 1947, e licenciou-se em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico. Iniciou a sua carreira profissional como engenheiro na Câmara Municipal de Lisboa e na Junta Autónoma das Estradas. Em 1979, filiou-se no Partido Social Democrata (PSD).

Durante os seus 28 anos à frente do município, José Ministro dos Santos promoveu uma profunda transformação do concelho de Mafra, dotando-o de infraestruturas e equipamentos nas áreas da educação, cultura, saúde, desporto, turismo, ambiente e mobilidade.

Entre as obras mais emblemáticas de José Ministro dos Santos destacam-se:

– A construção de 10 escolas básicas integradas e uma escola secundária no âmbito do programa Mafraeduca.
– A criação da rede municipal de bibliotecas, museus, casas de cultura e auditórios, que oferecem aos munícipes uma diversificada oferta cultural e artística.
– A construção de centros de saúde em todas as freguesias do concelho.
– A construção de pavilhões gimnodesportivos e parques desportivos multidisciplinares.
– A construção do Parque Eólico da Serra do Socorro.
– A construção da autoestrada A21 e das variantes CRIMA (Circular Regional Interna de Mafra).

 

[Imagem: CMM]

Leia também

One Thought to “Mafra | José Ministro dos Santos será candidato à presidência da câmara em 2025”

  1. Só faltou acrescentar aqui, que a pessoa em casa está indiciada pelo crime de prevaricação…

Comments are closed.