Palácio Nacional de Mafra procura técnico na área de conservação e restauro, preferencialmente na vertente livro (papel, pergaminho)

PNM

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu hoje um procedimento concursal comum para 20 postos de trabalho da carreira geral de técnico superior para integrarem o seu mapa de pessoal.

Os trabalhadores recrutados irão desenvolver a sua atividade profissional nas instalações dos Serviços Centrais e Museus Monumentos e Palácios da DGPC e as funções a exercer são as inerentes à carreira e categoria de técnico superior (2.ª Posição, da carreira e categoria de técnico superior, nível 16 da tabela remuneratória a que corresponde a um vencimento de 1320,15 €/mês).

Um desses 20 postos de trabalho é para o Palácio Nacional de Mafra, trata-se de um posto na área de conservação e restauro, preferencialmente na vertente livro (papel, pergaminho).

Entre as competências desta função estão: proceder ao estudo e intervenção em Património Cultural classificado ou em vias de classificação, livro (papel, pergaminho); analisar as causas de deterioração; definir as metodologias de conservação e restauro a aplicar aos bens culturais que lhe sejam confiados; executar todos os procedimentos que dizem respeito à área da especialidade e desenvolver e ensaiar novas metodologias de intervenção; integrar equipas pluridisciplinares; coordenar e executar ações de conservação e conservação preventiva.

Para ocupar esta posição as habilitações exigidas são: Licenciatura em Conservação e Restauro, não sendo admitida a possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação ou experiência profissional.

Requisitos Preferenciais: Mestrado em conservação e restauro, com estágio curricular na área a concurso, experiência profissional com um mínimo de 5 anos na área.

Para mais informações consulte o aviso n.º 6570-A/2023.

 

Leia também