Mafra | Câmara investe mais de dois milhões de euros no Arquivo Municipal

am

 

Em discussão na última reunião de câmara, realizada na passada 6.ª feira, esteve um documento aprovado por unanimidade, relativo à abertura de concurso público para a construção do Arquivo Municipal de Mafra.

ammA necessidade de construir um Arquivo Municipal, segundo a autarquia, surge porque “(…) as atuais instalações onde encontra tal espaço estão obsoletas tanto quanto às dimensões tanto quanto à melhor capacidade de receber e fornecer a informação que tantas vezes é fruto de pesquisa tanto internamente como por estudiosos de matérias do concelho (…)”, sendo assim necessário a implementação do mesmo num “espaço digno do património evocado”.

A empreitada para a construção do Arquivo Municipal tem como valor base 2 242 617,54 €, acrescido do IVA à taxa legal em vigor.

O arquivo será instalado num armazém – que vai ser reabilitado e ampliado – com uma área de implantação e de construção de cerca de 462,10 m2 localizado na Rua Escritora Hélia Correia, em Mafra. Para além da reabilitação e ampliação do armazém, a obra irá requalificar a área envolvente.

Serão integradas no novo edifício, entre outras, salas de atendimento, leitura, trabalho técnico, reprodução/ digitalização, tratamento de documentos, desinfestação e limpeza de documentos, depósitos e arquivos.

O Prazo de execução da obra é de 450 dias, a contar da data da sua consignação.

[Imagem: CMM]

Leia também