Crónica de Alexandre Honrado – Margens opostas, tempos de asfixia

Abril entre cravos: Alexandre Honrado

 

Crónica de Alexandre Honrado
Margens opostas, tempos de asfixia

 

Há frases tortuosas que me torturam, saem de livros e de outras impressões e perseguem-me como inimigos cruéis a quem procuro dar combate, eu que sou por natureza (apenas) combatente de guerras destas, ideias contra ideias como gládios de velhos romanos, avós perdidos no tempo e na razão.

94287281 244481093365045 3530633129297444864 n

Gosto de ler autores incómodos, pelo que não me posso depois queixar. É o caso de Jean Dubuffet, que tem um apelido impagável, desses que me inspiram sarcásticos comentários, mas que diria ele do meu próprio que, em terra de cegos faz penosamente jus à exceção que carrega?

Dubuffet escreveu textos incómodos, reforço. Todavia não era escritor, mas pintor. Um pintor de coloridos atrevidos, de linhas sinuosas – diria: tortuosas – ainda mais atrevidas e de uma interpretação do mundo para lá de alguns atrevimentos.

Jean Philippe Arthur Dubuffet, francês, o primeiro teórico da arte bruta, assim mesmo chamada e com razão. Acrescentou à obra pictórica o ser autor de vigorosas críticas da cultura dominante, particularmente no seu ensaio Asfixiante cultura. Obra onde me deixei provocar, reagindo aos saltos. É que Dubuffet afirma a dado passo que O homem de cultura está tão longe do artista como o historiador do homem de ação. Depois de acalmar, acabo por entender. Dubuffet olha criticamente a cultura institucionalizada, publicitária, afinal a dominante, por vezes tão inculta que já nem a notamos.

Aos artistas resta o lado mais distante do vale, a outra margem do lago, a muitos quilómetros do homem de cultura. Quanto ao historiador anda muito embaraçado pela realidade. Numa teia de aranhas e rodeado de animais muito venenosos, faz um esforço sobre-humano para entender a história. E para dar alguma mobilidade às suas ideias apertadas em reticências e conceitos dominantes. Vivemos a asfixiante cultura, mas não me apetece concordar com Dubuffet.


Alexandre Honrado
Escritor, jornalista, guionista, dramaturgo, professor e investigador universitário, dedicando-se sobretudo ao Estudo da Ciência das Religiões e aos Estudos Culturais. Criou na segunda década do século XXI, com um grupo de sete cidadãos preocupados com a defesa dos valores humanistas, o Observatório para a Liberdade Religiosa. Dirige o Núcleo de Investigação Nelson Mandela – Estudos Humanistas para a Paz, integrado na área de Ciência das Religiões da ULHT Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa. É investigador do CLEPUL – Centro de Estudos Lusófonos e Europeus da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Gabinete MCCLA Mulheres, Cultura, Ciência, Letras e Artes da CIDH – Cátedra Infante D. Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos da Globalização.

Pode ler (aqui) todos os artigos de Alexandre Honrado


 

Leia também