Calendário das provas de aferição foi alterado

escola

 

Foi ontem publicado o despacho do Ministro da Educação com as alterações das datas para a realização das provas de aferição no ano letivo de 2022/2023 e no ano letivo de 2023/2024. A alteração ao calendário pretende facilitar a realização das provas do 2.º, 5,º e 8.º anos em formato digital.

O ajustamento das datas de realização das provas de aferição resulta do “desenvolvimento do processo de implementação da desmaterialização das provas de aferição” e da “necessidade de se preverem dois turnos sequenciais de realização, para cada uma das disciplinas e anos com provas de aferição”.

“Com o presente despacho visa-se ajustar o calendário das referidas provas, de modo a contribuir para que o processo de realização das mesmas decorra de forma equilibrada, com maior capacidade de acomodação à mudança que se opera no âmbito do Projeto de Desmaterialização das Provas de Avaliação Externa, garantindo a todos e muito particularmente aos alunos as melhores condições para a realização das provas de aferição, enquanto instrumentos fundamentais de apoio ao processo de ensino e de aprendizagem.”, pode ler-se no referido despacho.

Assim, para o ano letivo de 2022/2023 o calendário das provas:

De aferição do ensino básico é o seguinte:

Q1

 

De equivalência à frequência do ensino básico é o seguinte:

Q2

 

O referido despacho definiu ainda o calendário das provas para o ano letivo de 2023/2024. Podendo consultar, aqui, o mesmo.

 

Leia também