Torres Vedras | Instalação de armadilhas para controlo da vespa velutina ou asiática

 

Com vista ao controlo e monitorização da vespa velutina ou vespa asiática o Município de Torres Vedras está a instalar armadilhas e atrativos para a captura de vespas velutinas fundadoras, no território do concelho.
As armadilhas têm estado a ser colocadas na razão de uma por km2 em espaço urbano, e na razão de uma por cada 4 km2 em espaço rural.

O Município de Torres Vedras solicita aos proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos onde estão instaladas essas armadilhas, que a permanência das mesmas acontece apenas no período de março a maio, após o que os serviços do Município procederão à sua retirada.

A autarquia informa ainda que “os serviços do Município de Torres Vedras, monitorizam quinzenalmente as armadilhas através da contagem de vespas velutinas fundadoras retidas e da muda do atrativo colocado para a captura desse tipo de vespas, pelo que se solicita que não se altere a localização das armadilhas.
Após o referido período de permanência das mesmas, irão surgir os ninhos definitivos de vespas velutinas, os quais carecem de ser destruídos, sendo que, nos terrenos onde forem detetados, os serviços do Município de Torres Vedras irão também intervir, procedendo à sua destruição no local.”.

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) encontra-se a promover medidas de prevenção, controlo e monitorização da vespa velutina, no território dos respetivos municípios, na sequência de uma candidatura efetuada ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos). Sendo que as armadilhas e atrativos que o Município de Torres Vedras está a instalar surgem de um protocolo de colaboração assinado com a OesteCim.

A vespa velutina é uma espécie exótica que se constitui como um perigo para a saúde pública, e que apresenta também vários efeitos negativos no ambiente e na biodiversidade devido à forte predação de abelhas e de outros insetos polinizadores que realiza.

Recorde-se que a vespa velutina ou vespa asiática é uma vespa de grandes dimensões, com cabeça preta e face laranja, amarelada. O seu corpo é castanho-escuro ou preto, aveludado, delimitado por uma faixa fina amarela e com um único segmento abdominal amarelado-alaranjado na face dorsal. As suas asas são escuras e as patas castanhas com as extremidades amarelas. O tamanho da vespa asiática velutina varia entre os 2,5 e os 3 cm.

 

 

Leia também

Comentário