Já arrancou a Operação “Campanha Floresta Segura 2023” no concelho de Torres Vedras

floresta

 

Foi realizada uma reunião, no dia 1 de março, no âmbito da Operação “Campanha Floresta Segura 2023”, que está a ser conduzida no concelho de Torres Vedras pelo Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Torres Vedras da GNR (Guarda Nacional Republicana).

A GNR e o Município de Torres Vedras encontram-se atualmente a realizar o levantamento de terrenos com faixas de gestão de combustível por executar no concelho de Torres Vedras.
Os proprietários dos terrenos sinalizados serão notificados para efetuarem as limpezas necessárias até 30 de abril. Após esta data, se as limpezas não tiverem sido efetuadas, encontram-se os mesmos em infração, o que se traduz em contraordenação punível com coima, podendo a Câmara Municipal vir a substituir-se coercivamente aos incumpridores, debitando-lhes os custos de intervenção.

Na reunião foram abordados temas como a importância da sensibilização dos proprietários de terrenos para a limpeza dos mesmos, procedimentos para a correta realização de queimas e queimadas, a existência de situações de deposição de resíduos na floresta e em caminhos rurais e a sinalização e reporte de poços ou furos sem a devida proteção obrigatória.

A reunião contou com a presença do comandante do Destacamento Territorial de Torres Vedras da GNR e de elementos do Núcleo de Proteção Ambiental desse destacamento, de presidentes de juntas de freguesia do concelho de Torres Vedras, da vereadora do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, e dos técnicos do Gabinete Técnico Florestal do Município de Torres Vedras.

 

Leia também