Museus, Monumentos e Palácios da DGPC comemoram Dia Internacional da Mulher com várias atividades

mulheres

 

Assinala-se amanhã, dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher e os Museus, Monumentos e Palácios (MMPs) da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) vão contar com várias iniciativas para assinalar a data.

“Com um diversificado programa cultural, os MMPs pretendem dar a conhecer ao grande público a vida e obra de mulheres ímpares da história e cultura do país ao longo dos séculos e prepararam um programa especial, com entrada livre, a concertos, exibição de filmes, exposições, conferências, visitas orientadas, visadas animadas, entre outras iniciativas.” DGPC

O programa para o dia de amanhã é o seguinte:

Palácio Nacional de Mafra
21h30 – a Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra é cenário do concerto de tributo a Dona Maria Bárbara de Bragança, figura ímpar da Música portuguesa e relevante mecenas de Arte na História Universal. – ESGOTADO
(Entrada gratuita mediante levantamento de ingressos nos Postos de Turismo de Mafra e da Ericeira).

Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (Évora)
Das 10h00 às 19h00 – Natália Correia Guedes será homenageada com um programa que celebra a sua vida e obra, através de mesas-redondas, visita orientada e concerto de flauta com Monika Streitová. O evento conta com a presença da homenageada.

Convento de Cristo (Tomar)
19h00 – Visita guiada animada “O Convento no Feminino – Mulheres que influenciaram o Rumo da História”.
(Entrada gratuita mediante inscrição – se@ccristo.dgpc.pt ou 249 315 089).

Museu Nacional do Traje (Lisboa)
Finissage da Exposição “Mirar-Imaginar-Vestir”, de Daniela Remião, Michele Augusto e Elaine Almeida, com curadoria de Cláudia Matoos. A exposição apresenta as visões de três artistas visuais acerca do matrimónio e do universo feminino, inspirando-se nas suas experiências familiares e emocionais e nas coleções de traje e fotografia deste museu. Associada à finissage decorrerá o seguinte programa de Conferências:
16h00 –”As Mulheres na Arte”, pela Profª. Doutora Margarida Calado, SNBA
17h00 – “A representação da Mulher em Roma / Antiguidade Clássica”, pela Dra. Filomena Barata, Técnica Superior do Museu Nacional do Traje.
17h30 – Lançamento do Catálogo da Exposição “Mirar – Imaginar – Vestir”, com apresentação pelo Profº. Doutor Luís Jorge Gonçalves, FBAUL.
18h00 – Visita Comentada à exposição, pelas artistas Elaine Almeida e Michele Augusto e a curadora Cláudia Matoos.

Museu Nacional de Etnologia
14h00 às 15h30 – Com “As Mulheres e a Antropologia” enaltece-se a importância que Margot Dias assumiu no desenvolvimento da Antropologia e do cinema etnográfico em Portugal, através da apresentação de uma seleção de filmes do DVD “Margot Dias: Filmes Etnográficos (1958-1961).
(Participação gratuita mediante inscrição prévia: se@mnetnologia.dgpc.pt, anazmachado.mnetnologia.dgpc.pt)

Museu Nacional Machado de Castro
8 de março, 16h30 – Conferência “Estigma e Libertação: para uma outra Maria Madalena”, pela Prof. Doutora Joana Antunes, CEAACP/FLUC e pelo Padre Nuno Santos, Reitor do Seminário Maior de Coimbra, onde se analisará a exploração díspar da imagem da Mulher, indo ao encontro de Maria Madalena, mulher, pecadora, portadora de espíritos, santa: quem foi Maria Madalena e de que formas recaiu a sua imagem sobre a condição feminina?

Museu Nacional de Arte Contemporânea
16h00 – Visita orientada à obra de Susanne Themlitz, no âmbito da exposição “I II III IV V – cinco décadas do ar.co – centro de arte e comunicação visual”.
17h30 – Inauguração da exposição “A literacia faz bem à saúde”. Uma parceira do MNAC/DGPC com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde no âmbito do projeto [Portugal entre Patrimónios].

 

Leia também