Hoje é Dia Mundial da Obesidade (80% de pessoas com obesidade desenvolvem diabetes)

obsidade

 

Assinala-se hoje, dia 4 de março, o Dia Mundial da Obesidade.

A obesidade é uma doença crónica complexa e multifatorial que está associada a mais de 200 outras doenças.

“A obesidade continua a ser uma das maiores pandemias mundiais e, apesar de ser uma doença crónica, existem ainda muitos estigmas que lhe estão associados. Continua a ser vista como resultado de opções de vida individuais, mas a evidência científica mostra-nos que o problema é muito mais complexo. Existem fatores genéticos, psicológicos, hormonais, socioeconómicos e ambientais que contribuem para a obesidade.”, refere Carolina Neves, médica endocrinologista da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

Segundo dados daquela associação, em Portugal, há cerca de 2 milhões de pessoas a viver com obesidade e quando se somam as pessoas com excesso de peso o total representa 67,6% da população portuguesa.

A APDP alerta para o facto de mais de 80% de pessoas com obesidade desenvolvem diabetes.

“Se conseguíssemos intervir antes de estas pessoas desenvolverem diabetes, poderíamos prevenir problemas de saúde significativos, como doenças cardíacas, doença renal crónica, neuropatia e retinopatia diabética, entre outros problemas, num grande número de pessoas.”, refere a endocrinologista.

 

Leia também