Ministro do Ambiente presidiu a reunião do Conselho Florestal Nacional na Tapada de Mafra

Duarte Cordeiro

 

A Tapada Nacional de Mafra recebeu hoje uma reunião do Conselho Florestal Nacional presidida pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.

O Conselho Florestal Nacional é um órgão consultivo, que integra a globalidade das autoridades públicas ligadas à floresta e os representantes dos setores económicos e das associações representativas, quer dos produtores florestais, quer dos proprietários e operadores florestais, sendo um espaço de debate e aconselhamento privilegiado para as políticas florestais públicas, constituindo-se como órgão orientador da iniciativa privada no setor.

Discutiram-se as medidas de política florestal em curso, foi apresentada a estratégia nacional e europeia para as florestas e abordou-se um conjunto de outras medidas, designadamente em matéria de regulação económica do setor florestal.

Também em discussão estiveram temas-chave, como a valorização económica da floresta e a competitividade do setor florestal, a prevenção de incêndios rurais e a gestão do fogo rural, bem como a necessidade de incentivar a agregação e o emparcelamento face à estrutura de propriedade rústica, sobretudo a norte do Tejo, onde se encontram 85% dos 11,5 milhões dos prédios rústicos do País.

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática apelou aos presentes para participarem no processo de discussão pública em curso sobre o mercado voluntário de carbono e deu nota de que pretende alcançar acordos de mandato para a regulação económica da floresta e que irá trabalhar nesse sentido com o Ministério da Economia.

Na reunião estiveram também presentes o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino e o Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), presidido por Nuno Banza.

 

Leia também