Cinema | Estreias da Semana – 2 de março de 2023

Cinema Estreias da semana

 

Estreias da Semana – 2 de março de 2023

 




f1A Arte de Morrer Longe

Título original: A Arte de Morrer Longe
Realizador: Júlio Alves
Com: Ana Moreira, Pedro Lacerda, Custódia Gallego
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: Portugal, 2020, 90 min

Adaptando uma obra do escritor Mário de Carvalho, Júlio Alves ensaia uma comédia agridoce sobre as relações conjugais, as separações e a comunicação. Arnaldo (Pedro Lacerda) e Bárbara (Ana Moreira) pretendem terminar a sua relação. Não sabemos o motivo, apenas que ambos partilham a “paternidade” de uma tartaruga. Quem ficará com a tartaruga? Para onde quererá ela ir? Num jogo do empurra, o animal segue o seu caminho.

 

 

 



f2A Baleia

Título original: The Whale
Realizador: Darren Aronofsky
Com: Brendan Fraser, Sadie Sink, Hong Chau
Género: Drama
Classificação: M/16
Outros dados: EUA, 2022, 117 min

Darren Aronofsky traz-nos a história de um professor de inglês recluso que vive com grave obesidade e que tenta recuperar a relação com a sua filha adolescente, numa última oportunidade de redenção. Baseado na aclamada peça de Samuel D. Hunter, o filme é vencedor de três prémios no Festival de Veneza de 2022.

 

 

 

 



f3Águas do Pastaza

Título original: Juunt Pastaza Entsari
Realizador: Inês T. Alves
Com:  –
Género: Documentário
Classificação: M/12
Outros dados: Portugal, 2022, 61 min

É junto ao rio Pastaza, que viaja do Equador ao Peru, que encontramos a comunidade Achua que Inês T. Alves visitou sem intenção, necessariamente, de fazer um filme. Mas a curiosidade e a independência das crianças que conheceu — fluentes na prática da pesca, cozinha ou artesanato — deu origem a este trabalho.

 

 

 

 



f0Creed III

Título original: Creed III
Realizador: Michael B. Jordan
Com: Michael B. Jordan, Tessa Thompson, Jonathan Majors
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2023, 117 min

Após conquistar o mundo do boxe, Adonis Creed prospera na sua carreira e na sua vida pessoal. Quando um amigo de infância e antigo prodígio do boxe, Damian, reaparece após cumprir uma longa pena na prisão, ele está ansioso para provar que merece a sua oportunidade no ringue. O confronto entre ex-amigos é mais do que uma luta. Para ajustar contas, Adonis aposta o seu futuro no combate com Damian – um lutador que não tem nada a perder.

 

 

 



f4Mascarade

Título original: Mascarade
Realizador: Nicolas Bedos
Com: Pierre Niney, Isabelle Adjani, François Cluzet
Género: Drama
Classificação: M/14
Outros dados: França, 2022, 134 min

Quando um jovem gigolo se apaixona por uma irresistível vigarista, um esquema desonesto é concebido à luz do sol escaldante da Côte d’Azur. Na busca de uma vida de luxo, irão os dois amantes tão longe ao ponto de sacrificar o sustento de uma estrela de cinema reformada e um agente imobiliário?

 

 

 



f5Quem Matou Laura Paula

Título original: Quem Matou Laura Paula
Realizador: João Capela
Com: Carlos Areia, Carlos Morais, António Fortuna
Género: Comédia
Classificação: M/14
Outros dados: Portugal, 2022, 102 min

A alucinante investigação do ex-agente da PSP, agora na reforma, Sr. Tó Manel, conhecido nos meandros do crime como o Poirot do Marco de Canaveses, sobre a freira Laura Paula que aparece misteriosamente morta no fundo de uma ravina, com um cabo de cebolas enrolado no pescoço. Todo o filme vai sendo uma alegre e divertida paródia, com muita gente suspeita e muita confusão à mistura: a família aristocrata falida do Douro, os parolos da Quinta da Casa Velha, o Castelo do Reino da Penys Silvânia, o desesperado por sexo e claro, o sagrado Convento de Queijo Flamengo, onde tudo acontece!

 

 



 

Leia também