Este vai ser um fim de semana de frio e neve

Tempo Frio

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que “um anticiclone localizado a oeste das ilhas britânicas” e “uma depressão centrada sobre a Península Ibérica” vão “condicionar o estado do tempo em Portugal continental até ao início de Março”.

Esta massa de ar frio vai fazer com que os valores mais altos da temperatura máxima se mantenham inferiores a 16°C (inferiores a 10 °C no interior das regiões Norte e Centro).
A temperatura mínima situação em valores inferiores a 5°C na maior parte do território, sendo abaixo de 0°C no interior Norte e Centro. O acentuado arrefecimento durante a noite leva à formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro.

Para a tarde de hoje as previsões apontam para “ocorrência de aguaceiros mais frequentes” e que vão persistir “no litoral e na região Sul até ao meio da tarde de domingo, com baixa probabilidade de serem de granizo e acompanhados de trovoada”.

A precipitação será de neve acima de 600/800 metros de altitude, subindo “gradualmente a cota para os pontos mais altos da serra da Estrela a partir da tarde de sábado”.

Quanto ao vento, este será, “em geral fraco de vários rumos, sendo temporariamente moderado a forte do quadrante norte na faixa costeira e nas terras altas”.

 

Leia também