A Monarquia está instalada na Cidade de Torres Vedras até 22 de fevereiro

ct1

 

Ontem, passavam poucos minutos das 23h00, quando de comboio Suas Altezas, os Reis do Carnaval de Torres Vedras, El-Rei D. Carnaval Cemxeta Takatósga e Ela-Rainha Dª Pynguita Tapindemnizada, chegaram à Cidade de Torres Vedras.

Junto à Estação Ferroviária da Cidade, uma multidão de foliões juntou-se para assistir à sua chegada.
O cortejo Real seguiu depois até à Câmara Municipal de Torres Vedras

ct2No cortejo seguiram foliões, grupos de mascarados, associações carnavalescas, matrafonas, cabeçudos, zés-pereiras, bombos, cavalinhos, Suas Altezas e os antigos Reis do Carnaval de Torres Vedras.

Os 14 monarcas que reinaram ao longo deste século foram homenageados, na câmara municipal, com toda a pompa e circunstância, em pessoa ou através dos seus descendentes.

Seguiu-se a entronização dos Reis do Carnaval de Torres Vedras, a entrega da chave da cidade, a leitura do Decreto Real e o hastear das bandeiras do Carnaval de Torres Vedras e da Real Confraria do Carnaval de Torres.

O evento contou ainda com um espetáculo de videomapping projetado na fachada do edifício da Câmara Municipal, no qual se passou em revista o século de história do Carnaval de Torres Vedras, assinalando as diferentes décadas deste carnaval.

Ontem de manhã desfilou pelas ruas da Cidade o Corso Escolar, que contou com cerca de 8.500 figurantes, dos quais cerca de 7.500 eram alunos, do ensino pré-escolar ao ensino secundário e da Universidade Sénior de Torres Vedras (oriundos de mais de 70 entidades de ensino).

À tarde, o Pavilhão Multiusos recebeu o Baile de Máscaras Tradição do Carnaval de Torres, no qual participaram cerca de mil seniores do concelho de Torres Vedras, bem como dos concelhos vizinhos da Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Mafra.

[Imagens: CMTV]

Leia também