Torres Vedras | Pinhal de Casalinhos de Alfaiata vai ser alvo de intervenção

pinaltv

 

A Câmara Municipal de Torres Vedras anunciou que vai proceder a uma intervenção no Pinhal de Casalinhos de Alfaiata de modo a “responder ao risco de rutura total ou parcial muito elevado que se verifica nos pinheiros de grande porte”.

Segundo a autarquia “causa estão pinheiros de grande porte que apresentam grande debilidade estrutural e fitossanitária, com a presença de carpóforos (vulgarmente designados por cogumelos) no tronco e colo, que indiciam doença irreversível presente ao longo de todo o eixo principal”.

“A intervenção irá contemplar a preservação de um núcleo de pinheiros de grande porte, localizado na zona sul, como memória real do pinhal anteriormente existente e da intempérie de 2009. Será definido um perímetro de proteção daquela área, sendo ainda assegurada a sua monitorização regular e a realização de intervenções tecnicamente adequadas, sempre que sejam necessárias.

Os restantes pinheiros de grande porte serão removidos, sendo plantados novos exemplares de Pinus sp.

Pretende-se, desta forma, salvaguardar os riscos inerentes à elevada vulnerabilidade daqueles pinheiros, que é agravada pela proximidade à Estrada Nacional 247 e à zona habitacional, bem como pela intensa utilização daquele espaço.”, pode ler-se no comunicado da câmara.

Em 2009 este Pinhal foi afetado pela ciclogénese explosiva, o que provocou a queda de inúmeros pinheiros e aumentou a fragilidade estrutural de outros, que tiveram de ser abatidos e deram origem a grandes clareiras.
Desde esse ano que o município de Torres Vedras tem realizado ações de plantação de pinheiros mansos nas áreas de clareira, com o objetivo de “promover o seu repovoamento e de mitigar a vulnerabilidade resultante da intempérie”.

 

[Imagem: CMTV]

Leia também