Mafra | Auditório Beatriz Costa terá acesso para pessoas com mobilidade reduzida

auditorio municipal beatriz costa Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses 1

 

O executivo camarário, irá amanhã aprovar a abertura do concurso público para a requalificação do Auditório Beatriz Costa, em Mafra.

Esta requalificação surge depois da Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC) ter elaborado um ofício no qual indicava a necessidade da “adaptação/alteração do edifício do Auditório Municipal Beatriz Costa, de forma a promover a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada”.

Assim, o acesso ao interior do edifício a partir da via pública, quer ao Conservatório, quer ao auditório, irá ser reformulado com uma rampa de acesso exterior, sendo também alterada altura do pavimento do átrio exterior.

O acesso de artistas ao palco e aos camarins também vai ser alterado, de modo a garantir o acesso de artistas com mobilidade condicionada, sendo que a proposta visa a que o acesso ao camarim passe a ser efetuado por ascensor.

O edifício passará a contar com instalação sanitária pública acessível. Os lugares acessíveis irão localizar-se na 1.ª fila, sendo necessária “a elevação da cota desse pavimento e alteração da rampa de acesso ao mesmo”. Também a bilheteira e o bar serão alterados, de forma a serem acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada.

A autarquia pretende ainda “dar resposta à necessidade de melhorar a eficácia do auditório, incluindo o palco, dado este já ter cerca de 30 anos, aumentar o número de lugares, melhorar a acústica do auditório, bem como efetuar obras de remodelação dos sistemas de ventilação, climatização e das redes elétricas, face à idade das instalações”.

No documento a que o Jornal de Mafra teve acesso, o projeto prevê ainda a “alteração da cabine de projeção e cabines de tradução existentes”, alteração que permite a disponibilização de mais 31 lugares na lotação da sala.

As obras de requalificação orçam os 949 406,94 € (acrescido do IVA à taxa legal em vigor), com um prazo de execução de 240 dias (a contar da data da sua consignação).

 

 

 

Leia também