IPMA | Previsão especial para o período de Carnaval em Portugal Continental

Previsão Carnaval

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu ontem, um comunicado com a previsão do estado do tempo para o período do Carnaval.

Entre amanhã, dia 17 de fevereiro, e terça-feira, dia 21 de fevereiro, o tempo em Portugal Continental será “condicionado por uma depressão com expressão em altitude a sudoeste da Península Ibérica“. São por isso esperados “dias com períodos de muita nebulosidade e ocorrência de aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada, em especial nas regiões Centro e Sul”.

Assim,

Para o dia 17, espera-se céu pouco nublado ou limpo, aumentando gradualmente de nebulosidade, em especial por nuvens altas, na região Sul, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros no Algarve para o final do dia. No dia 18, os aguaceiros estender-se-ão a toda a região Sul e também a algumas zonas da região Centro, com probabilidade entre 40 a 70%, sendo menos prováveis no dia 19. Já para os dias 20 e 21, devido à aproximação da depressão, prevê-se um novo aumento da frequência dos aguaceiros, que se estenderão também à região Norte. Salienta-se que a precipitação prevista, sendo em regime de aguaceiros, terá um carácter mais localizado e será intercalada com períodos de menor nebulosidade.

O vento será fraco a moderado predominando do quadrante leste, soprando em alguns períodos moderado a forte na costa sul do Algarve e nas terras altas. Prevê-se igualmente ondas de sueste com 1,5 a 2,5 metros na costa sul do Algarve nos dias 17 e 18.

A temperatura irá sofrer pequenas variações, com as mínimas entre 8 e 13°C no litoral e entre 6 a 9ºC no interior, sendo ligeiramente mais baixas, entre 3 e 6ºC, no interior Norte e Beira Alta. Os valores da temperatura máxima serão superiores ao normal para a época do ano, situando-se entre 17 e 24ºC na maioria do território continental.

 

Durante estes dias é ainda esperado o “transporte de poeiras em suspensão na atmosfera sobre o território do continente provenientes do norte de África”, ainda que de “baixa concentração”, mas que podemaumentar temporariamente entre o final de dia 18 e o dia 19″.

 

Leia também