Hoje é Dia Internacional da Criança com Cancro

Criança com Cancro

 

Assinala-se hoje, 15 de fevereiro, o Dia Internacional da Criança com Cancro.

A data foi criada em 2002 pela Childhood Cancer International para apoiar e ajudar todas as crianças vítimas de cancro no acesso a melhores tratamentos e medicamentos, bem como dar apoio às famílias e amigos.

Anualmente, mais de 400.000 crianças e adolescentes com menos de 20 anos são diagnosticados com cancro. A cada 3 minutos uma criança morre com esta doença.

Na Europa são diagnosticados 13 mil novos casos por ano em crianças até aos 19 anos, em Portugal a média é de 350 novos por ano.

Os especialistas defendem que o diagnóstico precoce é fundamental, permitindo salvar oito em cada 10 crianças. Embora a taxa de cura seja elevada(80% de sobrevivência na maioria dos países desenvolvidos e apenas 20% nos países em desenvolvimento), o cancro ainda é a principal causa de morte nas crianças após o primeiro ano de vida.

Os tipos de cancro mais frequentes nas crianças são a Leucemia, tumores no Sistema Nervoso Central, Neuroblastomas e Linfomas. O tumor de Wilms (tumor renal), o Retinoblastoma (tumor do globo ocular), o Osteossarcoma (tumor ósseo) e os Sarcomas (tumores dos tecidos moles) são também comuns na idade pediátrica.

[Imagem: DGS]

Leia também