#NãoTeCales – Não à violência no namoro | A GNR registou 1.421 crimes de violência no namoro em 2022

NaoTeCales

 

Esta a decorrer, até dia 17 de fevereiro, a campanha #NãoTeCales – Não à violência no namoro.

A campanha, de prevenção e sensibilização, da Guarda Nacional Republicana (GNR) tem por objetivo “combater comportamentos violentos e todas as formas de agressão existentes, em especial no namoro entre jovens, onde estes comportamentos são precoces e mais facilmente evitados no futuro”.

Segundo dados da GNR, na sua área de responsabilidade, foram registados:

  • 1 421 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias, em 2022 (244 vítimas com idade até aos 24 anos)
  • 1 105 crimes de violência no namoro, em todas as faixas etárias, em 2021 (332 vítimas com idade até aos 24 anos)

A campanha #NãoTeCales pretende incentivar “todos os jovens a denunciar e a não aceitar qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual. (…) É importante alertar os jovens para a importância das relações saudáveis, baseadas em princípios e valores tais como a autoestima, o respeito e a tolerância, que são pilares das relações de namoro, promovendo uma cultura anti-violência através de uma maior consciencialização. Para isso, a Guarda continua a direcionar e a priorizar as Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário para as escolas e para a educação dos mais jovens.”

A GNR alerta ainda para o facto do “impacto deste tipo de violência em idades precoces pode ser a aceitação desta violência no futuro, comprometendo as vítimas envolvidas, as suas famílias e a sociedade no seu conjunto”.

 

A violência não é uma opção. Denunciar é uma responsabilidade coletiva.

 

[Imagem: GNR/ Montagem de capa: Jornal de Mafra]

Leia também