Proteção Civil vai apoiar Turquia após sismo que já fez mais de 7 mil mortos

St imagem EFE

 

Ontem de madrugada, um sismo de magnitude 7.8 graus na escala de Richter, com epicentro no sudeste da Turquia, ST2 Imagem EFEdeixou um rasto de destruição e fez milhares de mortos, feridos e desaparecidos na Turquia e na Síria.

A este sismo têm-se seguido dezenas de réplicas, uma delas de e 7.6 na escala de Richter e outra de 5.4, já na manhã de hoje.

Desde então, equipas de todo o mundo, juntam-se para participar no resgate às vítimas do sismo. Existem relatos de um bebé ter nascido no meio dos destroços, que foi salvo (a mãe faleceu) e de crianças e adultos, retirados com vida do meio dos escombros.

As operações de resgate estão a ser prejudicadas pelas baixas temperaturas (abaixo dos zero graus durante a noite) que se fazem sentir na zona.

De Portugal parte amanhã para a Turquia, uma equipa de 53 elementos da Proteção Civil, GNR, Bombeiros Sapadores de Lisboa e emergência médica para apoiar os esforços de busca e salvamento.

Esta equipa estará em missão entre 10 a 15 dias, mas a mesma poderá ser estendida, consoante a situação que a equipa encontrar no terreno.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a embaixada de Portugal em Ancara “tem identificados os portugueses que estão na região e encontra-se a estabelecer paradeiros, realizando todas as diligências possíveis, num contexto em que as comunicações e a energia elétrica em algumas zonas ainda estão inoperacionais”.
ST1 Imagem EFEA Embaixada tem ainda estado em contacto com um grupo de seis jovens portugueses que se encontravam em Erasmus +, acompanhados por duas professoras,  “confirmando que estão em segurança e procurando agora uma via segura para a sua saída do país”.

A Ucrânia também anunciou hoje que irá enviar para a Turquia de um grupo de 87 socorristas para prestar assistência.

Segundo o último balanço – provisório – este sismo já fez 7.266 mortos na Turquia e na Síria.

A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 23 milhões de pessoas (entre elas 1,4 milhões de crianças) tenham sido afetadas por este sismo e que o número de mortos possa vir a ultrapassar os 20 mil.

 

[Imagens: EFE]

 

Leia também