IPMA | Mudança do estado do tempo faz regressar chuva, trovoadas, neve e queda de granizo

Chuvacapa

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu esta tarde um comunicado sobre a “mudança do estado do tempo no continente”.

O IPMA refere que até dia 9 de fevereiro, o estado do tempo no território do continente será condicionado “por uma região depressionária complexa, com um núcleo centrado a sudoeste do Algarve, e outro, pouco cavado, sobre o norte da Península Ibérica, em deslocamento rápido para oeste, com expressão em altitude”.

As previsões do IPMA para Portugal Continental são as seguintes:

“(…) prevê-se ocorrência de precipitação até meio da tarde de dia 9, em especial na região Sul, que até final da manhã de dia 8, será sob a forma de neve nas regiões Norte e Centro, acima de 600/800 metros de altitude, podendo descer aos 400/600 metros no extremo norte durante a noite de dia 8, altura em que há possibilidade de queda de neve na serra de S. Mamede.

Em particular no Alentejo e Algarve, a precipitação poderá ser localmente intensa e ocasionalmente acompanhada de trovoadas e queda de granizo (aviso amarelo emitido).

A partir de dia 9, prevê-se um aumento da agitação marítima na costa sul do Algarve – ondas de sueste com 1,5 a 2,5 metros, a aumentar gradualmente para 2,5 a 3,5 metros. “

 

 

Leia também