Ericeira entre as áreas em estudo para fontes de energias renováveis no Mar

energia mar

 

Estará aberta a partir de amanhã, 30 de janeiro, a consulta pública para formulação de sugestões e recolha de contributos da proposta preliminar para a instalação de fontes de energias renováveis de origem ou localização oceânica.

“Pelas características do mar português, que atinge elevadas profundidades a poucas milhas da costa, associadas às áreas geográficas onde os recursos vento e ondulação são mais favoráveis, foi georreferenciado um conjunto de áreas onde a energia eólica será fonte de geração da energia elétrica, proveniente de eletrogeradores montados sob estruturas flutuantes e ancoradas no fundo do mar ou em estruturas fixas no fundo do mar onde tal seja possível, complementado por eletrogeradores atuados pela energia das ondas.”, refere o documento que abre a consulta pública.

As áreas apresentadas na proposta que será colocada em consulta pública terão as “dimensões adequadas para projetos comerciais de energia renovável no EMN” situando-se ao largo de: Viana do Castelo (ampliando a área já existente), Leixões, Figueira da Foz, Ericeira e Sintra-Cascais e de Sines. Estas áreas, no seu conjunto, permitirão atingir a prazo, a meta de potência de 10 gigawatts (GW).
Os 10 GW vão ser distribuídos pelas diversas áreas do seguinte modo:

  • densidade de capacidade entre os 3 MW/km2 e os 4 MW/km2, 19 nas áreas com uma profundidade entre cerca de 75 m e cerca de 200 m
  • densidade de capacidade de 5,5 MW/km2 20, nas áreas com uma profundidade máxima de 50 m

imaTodas as áreas propostas localizam-se em “zonas onde as estimativas do recurso energético da onda são muito variáveis”, sendo que as áreas com valores mais elevados são a área de Leixões e a zona norte das áreas da Figueira da Foz e da Ericeira, variando entre 30,1 kW/m e 35 kW/m.

No caso da Ericeira, o projeto abrangerá uma área de 256,84 km² e a potência passível de ser instalada é de 0,8 GW.

Na Ericeira, as características mais relevantes da área abrangida são:

  • Distância mínima e máxima para instalação das torres eólicas (1) (mn): 5,65 e 12,35
  • Declive (°): < 2°
  • Velocidade horizontal do vento, h 100m (m/s): 7,51 – 8,00
  • Fluxo de potência incidente do vento incidente (W/m2 ): 450 – 500
  • Número de horas equivalente à potência nominal, NEPS (h/ano) sistema flutuante: 3800 – 4000

A consulta pública decorrerá até 10 de março.

Depois da consulta pública, o Governo definirá quais as áreas que efetivamente avançarão para leilão, leilão que segundo o primeiro-ministro será lançado até ao final do ano.

 

(1) Distância, na perpendicular, entre a linha de costa e o ponto médio da linha proximal e distal dos polígonos propostos.

Leia também