Mafra | Santa Casa da Misericórdia de Lisboa investe na Colónia de férias de S. Julião prevendo a sua abertura ao público

Jornal de Mafra 2017.12.21 18h32m56s 041

 

Em 1949, o então Presidente da República, Marechal António Óscar Fragoso Carmona, marcou presença na inauguração da Colónia de férias de S. Julião da Ericeira.

cearq
[Imagem: arquivo municipal]
Situada mesmo em frente da praia de São Julião destinava-se aos utentes dos 8 meses aos 85 anos, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que passando uns dias de férias na colónia “saem da rotina e vivem momentos que estão unicamente orientados para o seu bem-estar”. “(…) de maio a setembro este espaço abre-se para receber utentes da Misericórdia de Lisboa. Entre a população recebida na colónia, contam-se também crianças desfavorecidas, idosos, pessoas com deficiência ou com VIH“.

Agora, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa pretende realizar a “revalorização do imóvel e a sua adequação às novas necessidades, prevendo uma modernização da construção existente, adaptando-a a um uso turístico para férias ligado aos desportos do mar, para utentes da SCML e público em geral”.

Depois de em janeiro de 2021, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, ter assinado um contrato de prestação de serviços para a elaboração do projeto de arquitetura paisagista da Colónia Balnear São Julião da Ericeira, este ano, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assinou um contrato, por consulta prévia, com vista à elaboração dos projetos de especialidades necessários para garantir o Licenciamento e a Execução da Obra de Reabilitação da Colónia Balnear de S. Julião.

Esta intervenção pretende dotar a Colónia Balnear – aberta durante todo o ano, 24h/dia – de uma maior capacidade de camas e deste modo permitir a abertura ao público em geral, através de uma oferta de serviços e atividades ligadas a desportos do mar.

Área a ser intervencionada é “oedifício da Colónia Balnear de S. Julião da Ericeira tem 3 (três) pisos, sobre os quais a área de intervenção no mesmo corresponde aos pisos -1 (menos um), 0 (zero) e 1(um), com uma área total de 81ha, uma área bruta de construção de 3.900 m2 e uma área bruta de implantação de 2.000m2”.

O preço base contratual é de 68.900,00 € (acrescido de IVA à taxa legal, se aplicável) e o prazo de execução dos Projetos de Especialidades é de 105 dias.

A colónia foi alvo de obras de melhoramentos em 2016, de modo a proporcionar “ainda melhores momentos a quem por lá passa”. Das obras previstas fazia parte a reparação da fachada e da cobertura de todo o edifício, bem como a recuperação da Ala Norte que esteve fechada durante muitos anos.

Em 2017, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa anunciou um investimento de 143.050,04 € nesta colónia de férias na Ericeira, investimento destinado à construção de um parque aventura.

 

Leia também