Cinema | Estreias da Semana – 26 de janeiro 2023

Cinema Estreias da semana


Estreias da Semana – 26 de janeiro 2023

 

f1 4Aftersun

Título original: Aftersun
Realizador: Charlotte Wells
Com: Paul Mescal, Frankie Corio, Celia Rowlson-Hall
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, Reino Unido, 2022, 102 min

Numa estância de férias em decadência, Sophie, com 11 anos, disfruta de um raro período que tem para passar em junto com o pai, Calum. Enquanto o mundo da adolescência se anuncia para Sophie, fora do seu olhar Calum soçobra sob o peso da vida fora da paternidade. Vinte anos mais tarde, as ternas memórias de Sophie das suas últimas férias juntos transformam-se num poderoso e desolador retrato da sua relação, enquanto tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que lhe permanece um desconhecido, neste soberbo e emocionalmente abrasador filme inaugural de Charlotte Wells.

 

 



f2 4Amadeo

Título original: Amadeo
Realizador: Vicente Alves do Ó
Com: Rafael Morais, Ana Lopes, Raquel Rocha Vieira
Género: Biografia
Classificação: M/12
Outros dados: Portugal, 2022, 98 min

Amadeo e Lucie vivem uma grande história de amor quando a Primeira Guerra e a Gripe Espanhola fustigam a Europa. O pintor inspira-se em momentos do seu quotidiano para reter o futuro que sonha pintar. Paisagens, cães, bailaricos e beijos inspiram dezenas de quadros. Vive-se um mundo em mudança, entre o estúdio em Manhufe e as festas em Paris; fazem-se as primeiras exposições, lançam-se planos para o futuro, e Amadeo pinta incessantemente. A sua vida é mais do que intensa: repleta de dor e amor, é fugaz.

 

 

 



f3 3O Filho

Título original: The Son
Realizador: Florian Zeller
Com: Hugh Jackman, Laura Linney, Vanessa Kirby
Género: Drama
Classificação: M/14
Outros dados: Reino Unido, França, 2022, 123 min

Poucos anos depois do divórcio dos seus pais, Nicholas, um rapaz de 17 anos, deixa de querer continuar a viver com a sua mãe, Kate. O filho muda-se para casa do seu pai, Peter, e da sua companheira, Beth, e espera que uma nova escola e um novo começo o ajudem a combater a sua ansiedade. Ao tentar equilibrar a profissão com um novo bebé com Beth e ainda com a oferta de um trabalho de sonho em Washington, Peter tenta cuidar de Nicholas da mesma forma como queria que o seu pai o tivesse tratado. Mas ao inclinar-se sobre o passado numa tentativa de corrigir os seus erros, ele perde a capacidade de se agarrar ao Nicholas do presente.

 

 



f4 3Operação Fortune: Missão Mortífera

Título original: Operation Fortune: Ruse de guerre
Realizador: Guy Ritchie
Com: Jason Statham, Aubrey Plaza, Hugh Grant
Género: Ação
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, Canadá, 2022, 114 min

O superespião Orson Fortune deve encontrar e parar a venda de uma nova tecnologia de armas usada pelo mediador de armas bilionário Greg Simmonds. Relutantemente, Fortune tem de se juntar aos melhor operativos do mundo, conseguindo recrutar ainda Danny Francesco, a maior estrela de cinema de Hollywood, para os ajudar na missão internacional de salvar o mundo.

 

 

 



f5 3Seal Team – Brigada Especial VP

Título original: Seal Team
Realizador:
Com: Greig Cameron, Kane Croudace
Género: Animação
Classificação: M/6
Outros dados: EUA, África do Sul, 2021, 101 min
Versão: Dobrado

A destemida foca Quinn reúne uma brigada de recrutas desajustados para enfrentar os cruéis tubarões de dentes afiados que reclamam mar aberto e põe em causa a sobrevivência de todas as focas. Ou se unem para salvar os mares ou se deixam engolir por eles. Será que está à altura do desafio?

 

 

 



f6 2Um Casamento do Pior

Título original: Maybe I Do
Realizador: Michael Jacobs
Com: Diane Keaton, Richard Gere, Susan Sarandon
Género: Comédia
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2023, 95 min

No coração de Nova Iorque, o romance de Michelle e Allen chegou ao ponto em que é altura de os pais se conhecerem finalmente. Mas, uma vez cara a cara, o jantar fica rapidamente descontrolado, quando os pais percebem que cada cônjuge dorme com o outro. Ao tentarem esconder dos filhos os seus casos extraconjugais, as suas artimanhas transformam a noite num caos cómico.

 

 

 



f7Ursos não há

Título original: No Bears
Realizador: Jafar Panahi
Com: Jafar Panahi, Naser Hashemi, Vahid Mobaseri
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: Irão, 2022, 107 min

Duas histórias de amor perturbadas por obstáculos inevitáveis e perturbadores, a força da superstição e os mecanismos do poder.

 

 

 

 



 

Leia também