Metro de Lisboa | Nova linha vai ligar os concelhos de Loures e Odivelas até finais de 2025

metro

 

Está a decorrer a consulta pública (até 14 de fevereiro) do projeto da Linha Violeta do Metro de Lisboa que, até ao final de 2025, vai chegar aos concelhos de Loures e Odivelas. As obras devem começar em 2024.

“Este novo sistema de metro ligeiro visa melhor servir a central da Área Metropolitana de Lisboa Norte (AML-N) a norte do concelho de Lisboa e servindo os concelhos de Loures e Odivelas, constituindo uma ligação rápida e estruturante entre os principais polos de atratividade de ambos os concelhos, ligando o Hospital Beatriz Ângelo ao Infantado, com interface e transbordo para Lisboa na Estação ML de Odivelas.” Pode ler-se no relatório da Avaliação de Impacte Ambiental.

Os 250 milhões de euros necessários para implementar a Linha Violeta serão provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência. A este valor deverá acrescer o investimento para “as componentes de reordenamento urbano e rodoviário e expropriações“, que será efetuado pelos municípios de Loures (80 milhões de euros) e Odivelas (70 milhões de euros).

A futura Linha Violeta tem um desenvolvimento total de cerca de 13 km de extensão, com troços em túnel (aproximadamente 3,7km), em trincheira im1(0,4km), à superfície (8,6km) e em viaduto(0,4km), incluindo:

  • 19 estações: Hospital Beatriz Ângelo, Planalto da Caldeira, Torres da Bela Vista, Jardim da Radial, Ramada Escolas, Ribeirada, Jardim do Castelinho, Odivelas Estação, Heróis de Chaimite, Chafariz d´El Rei, Póvoa de Santo Adrião, Flamenga, Santo António dos Cavaleiros, Quinta do Almirante, Conventinho, Loures, Várzea de Loures, Infantado, Quinta de São Roque;
  • 1 Poço de Ventilação;
  • 1 Parque de Material e Oficinas;
  • Obras de Arte Especiais – 2 Viadutos e 4 Túneis;
  •  Reformulação do espaço urbano (incluindo vias rodoviárias) de superfície (reordenamento urbano): nas extensões em que a nova Linha de Metro está à superfície, nas zonas das Estações e Poço de Ventilação.

Das 19 estações, onze serão no concelho de Loures e oito no concelho de Odivelas: 3 estações serão subterrâneas, 2 em trincheira e 14 à superfície.

O traçado proposto visa servir os grandes núcleos populacionais de Loures e Odivelas, fazendo a ligação entre as freguesias com maior densidade urbana e ligando os mais importantes polos de serviços e comércio.

A Localização, designação e tipologia das novas estações será a seguinte:

q1(PK=ponto quilométrico)

Leia também