IPMA prevê “novo episódio de precipitação no fim de semana em Portugal”

chuva

 

Depois de alguns dias sem precipitação, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um comunicado com a previsão de um “novo episódio de precipitação” para o fim de semana, em Portugal Continental.

As previsões referem que “a passagem de sistemas frontais pelo continente no fim de semana (7 e 8 de janeiro) irá dar origem à ocorrência de precipitação forte e persistente no litoral a norte do Cabo Mondego, em especial na região do Minho”. A precipitação forte irá ocorrer “entre a madrugada e o princípio da tarde de sábado e entre a madrugada e tarde de domingo, podendo os valores acumulados variar entre 100 e 180 mm nas regiões montanhosas e entre 80 e 100 mm nas regiões não montanhosas”.

A chuva será acompanhada por de vento forte, com rajadas que poderão atingir 85 km/h no litoral da região Norte e nas terras altas.

Também a forte agitação marítima se fará sentir na costa ocidental “a partir do final de dia 7 e durante todo o dia 8, com ondas de 5 a 6 metros de altura significativa a norte do Cabo da Roca e 4 a 5 metros a sul do referido cabo”.

 

Para o distrito de Lisboa não está emitido qualquer tipo de alerta, sedo esperada apenas chuva e aguaceiros. Para domingo o IPMA colocou o distrito em alerta Laranja devido à agitação marítima.

Leia também