Ericeira | Ministério da Segurança Social investe 1,4 milhões de euros em alojamentos virados para a integração social

mss

 

O Ministério da Segurança Social aprovou 22 projetos de alojamento com respostas de integração social, com um financiamento de 22 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), dando assim reposta às necessidades de 800 pessoas.

Ontem, a ministra da pasta assinou 5 destes contratos (um investimento de 5,2 milhões de euros): 3 no distrito de Leiria (nos concelhos de Castanheira de Pera, Óbidos e Pombal), 1 no distrito de Coimbra (no concelho da Lousã) e 1 no distrito de Lisboa (na Ericeira, no concelho de Mafra).

Deste modo, ao início da manhã de ontem, Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, esteve no Arquivo-Museu da Santa Casa da Misericórdia da Vila da Ericeira, onde assinou um contrato de comparticipação financeira com a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da vila da Ericeira, com vista à criação de lugares em habitação colaborativa para novas respostas sociais relacionadas com o envelhecimento ou com a integração de pessoas através de soluções de habitação.

Na Ericeira, o investimento atingirá os 1,4 milhões de euros e implicará a construção de um edifício com 20 quartos para acolher migrantes ou pessoas que viveram institucionalizadas e que, ao atingirem a maioridade, têm de sair da instituição social.

Segundo o provedor da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira este “é um projeto de integração social e de formação profissional, porque vão poder dormir, ter roupa lavada, ter alimentação, aprender cursos e depois se tornarem trabalhadores da Misericórdia ou de outras instituições”, acrescentando ainda que projeto vai obrigar à demolição das habitações do bairro social António Bento Franco, ao desalojamento das famílias e à construção das habitações.

O processo da Ericeira já se encontra em fase da elaboração, o concurso público deverá ser lançado nos próximos meses e as obras de construção deverão avançar em outubro.

[Imagem: Santa Casa da Misericórdia da Vila da Ericeira]

Leia também