Ano novo… Preços novos | Conheça os novos preços para 2023

aumentos preços

 

Em 2022, depois da pandemia (covid-19) veio a guerra para reforçar ainda mais a inflação (aumento geral nos preços de bens e serviços), que tem atingido valores históricos. Com 2023 quase a bater à porta, já se fala acerca do sobe e desce dos preços de alguns bens e serviços, esperando-se um aumento generalizado de preços.

O preço da eletricidade vai aumentar no mercado regulado (1,6%) no dia 1 de janeiro de 2023. O preço também irá subir para alguns clientes que passaram para o mercado liberalizado, as tarifas de eletricidade vão subir 3% na EDP Comercial, enquanto Galp e Iberdrola referem que a fatura de eletricidade dos seus clientes orá descer, por seu lado,  a Endesa prevê manter o valor global das faturas de eletricidade dos seus clientes em 2023.

Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o gás natural vai aumentar a partir de janeiro, cerca de 3% para os clientes mais representativos do mercado regulado.

Em 2023 as rendas irão subir até 2%.

Tal como no ano passado, as portagens nas autoestradas portuguesas vão aumentar 4,9% em 2023.

No sector dos transportes, e segundo a informação divulgada pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, os preços dos passes de transporte público coletivo de passageiros vão manter-se em 2023. Os bilhetes ocasionais, destinados a passageiros menos frequentes, vão aumentar 10% (por exemplo, viajar no mero de Lisboa vai custar mais 15 cêntimos).

Na área metropolitana de Lisboa, os passes Navegante – Municipal e Metropolitano – vão manter o preço em 2023 – 30 e 40 euros, respetivamente. A Carris Metropolitana ta,bém irá manter o atual tarifário.

Nas telecomunicações, a Altice Portugal (MEO) irá proceder à atualização dos preços a partir de fevereiro, mas as restantes operadoras ainda não apresentaram as suas decisões para 2023.

O preço do pão deverá aumentar, uma vez que se devem verificar aumentos nos preços das matérias-primas e que o salário mínimo nacional também aumentará.

Segundo o Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT), o preço das Inspeções Periódicas Obrigatórias (IPO) para veículos ligeiros vai custar 27,80 € em 2023. A tarifa base da reinspeção de inspeções aumenta para 6,97 euros.

Os preços da carne, do bacalhau, do azeite e dos legumes também irão pesar mais no orçamento familiar.

Leia também