Torres Vedras | Câmara adquiriu imóvel para a futura Unidade de Saúde de A dos Cunhados e Maceira

umft

 

A Câmara Municipal de Torres Vedras informou hoje que adquiriu um imóvel – um antigo Health Club / SPA – com vista à sua reconversão na futura Unidade de Saúde que irá servir a população da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira.
A escritura foi celebrada ontem, 27 de dezembro, pelo valor de 700.000 euros. A construção desta Unidade de Saúde foi inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência, podendo vir a ser financiada por este instrumento.

O edifício, que se encontra devoluto e sem qualquer tipo de manutenção há quase uma década, é constituído por dois pisos e uma área bruta privativa de 2.686,60 m2.

A União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira é a segunda freguesia mais populosa do concelho de Torres Vedras e de forma a acompanhar o crescimento demográfico registado nas últimas décadas, o projeto da futura Unidade de Saúde de A dos Cunhados e Maceira prevê abranger 14.000 utentes.

“A futura unidade de saúde deverá apresentar novas áreas de intervenção (como a medicina física e de reabilitação), novas valências que respondam às necessidades da população (como a saúde oral e mental) e permitir uma maior capacidade resolutiva dos cuidados primários, disponibilizando meios complementares de diagnóstico e terapêutica de baixa complexidade.” CMTV

Segundo a autarquia cerca de 38 mil utentes não têm médico de família em Torres Vedras pelo que continua a “reiterar junto do Ministério da Saúde a necessidade de reforçar a cobertura de médicos de família” no concelho. Acrescentando que “a falta de médicos de família impossibilita a obtenção de um nível adequado de qualidade assistencial da rede pública, aumentando as disparidades territoriais em matéria de acesso à saúde”.

[Imagem: CMTV]

Leia também