Crónica de Alice Vieira | Tempo de Festas

Alice Vieira

 

Tempo de Festas
Por Alice Vieira

Nestes tempos de festas, há quem aproveite para viajar, (sempre têm uns dias de férias), há quem fique em casa com a família, como dizia a minha avó Gertrudes, cada um é como cada qual.

Antes da pandemia eu não parava em casa. Agora, o mais longe que fui foi a Torres Novas, onde vive o meu filho. Ericeira-Mafra-Lisboa e já me chega.

Lembro-me que, em miúda, também viajava muito: o tio que me criava adorava visitar países diferentes — e sempre de carro, porque tinha um medo pavoroso de aviões. Era um enorme Chrysler, que levava lá dentro seis pessoas (sem contar com o chofer) e, quando passávamos por terras italianas, eu só ouvia  as pessoas embasbacadas: “guarda che machina!”

alice livro

É claro que às vezes as viagens eram um pouco rápidas demais. Lembro-me de termos chegado a Turim, de ele perguntar — como sempre fazia — onde era o centro da cidade, chegar lá, sair do carro, olhar em volta e dizer “está visto”. E seguíamos logo para outra cidade, que não se podia perder tempo.

Mas uma das viagens que eu gostava mais de fazer era a Mondariz, na Galiza. O meu tio tinha um grande amigo, galego, que lá vivia e, de vez em quando, lá íamos. Ficávamos num hotel minúsculo onde a D.Clara, a dona, tocava piano ao jantar. Aquilo era uma desafinação completa, mas todos batíamos muitas palmas. E ela também gostava muito de nós porque lhe levávamos sempre quilos de café — porque o café que lá havia era uma mistela pavorosa

Foi desde essa altura que fiquei com vontade de fazer o Caminho de Santiago. (Agora já me passou, claro!)  Havia caminheiras que chegavam ao nosso hotel, apoiadas a um bordão, e  eu ouvia-as fascinada. Contavam tudo o que tinham visto. E o que ainda haviam de ver. Lembro-me de pensar  “hei de ir com elas!”

Mas depois ia brincar com o meu amigo Lalo, ligeiramente mais velho que eu e que, para minha grande inveja, vivia sempre em Mondariz. O Lalo também era criado por um tio — o tal senhor galego muito amigo do meu.

Os anos passaram, as nossas vidas tomaram outros rumos, Mondariz tornou-se apenas um lugar esquecido no mapa.

Só o Lalo continuou meu amigo.

Começou a trabalhar na televisão. Resumindo e concluindo: é o Eládio Clímaco. Mas, para mim, é e há de ser sempre o Lalo.

 

Alice Vieira


Alice Vieira
Trabalhou no “Diário de Lisboa”, no“Diário Popular” e “Diário de Notícias”, na revista “Activa” e no “Jornal de Notícias”.
Atualmente colabora com a revista “Audácia”, e com o “Jornal de Mafra”.
Publica também poesia e é considerada uma das mais importantes escritoras portuguesas de literatura infanto-juvenil.

Pode ler (aqui) as restantes crónicas de Alice Vieira


 

Leia também