Previsão do estado do tempo para o Natal no continente

tempoNatal

 

O IPMA emitiu o seguinte comunicado com as previsões do tempo para os dias de Natal.

Até ao dia 23, o estado do tempo em Portugal Continental vai ser influenciado por um anticiclone localizado entre Portugal Continental e a Madeira e pela presença de uma massa de ar quente e húmido que originará períodos de precipitação em geral fraca, sendo esta pouco provável na região Sul e mais frequente no litoral a norte do Cabo Mondego. O vento soprará em geral fraco a predominar de sudoeste, sendo por vezes forte nas terras altas do Norte e Centro. Prevê-se a formação, em especial na região Sul e interior Norte e Centro, de neblina ou nevoeiro durante a noite, que dissipa gradualmente durante a manhã.

De dia 24 (sábado) até dia 26 (segunda-feira), teremos a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria com ondulações. Assim prevê-se períodos de chuva, por vezes forte e persistente a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, em especial no litoral, sendo menos frequente na região Sul. O vento intensificará, tornando-se moderado do quadrante sul, por vezes forte e com rajadas no litoral oeste e nas terras altas.

As temperaturas irão manter-se acima da média para esta altura do ano, não se prevendo alterações significativas nos próximos dias. Assim são esperadas temperaturas máximas entre os 10 e os 19°C e temperaturas mínimas entre 6 e 15°C, sendo os valores mais elevados no litoral e os mais baixos no interior Norte e Centro.

De um modo geral, a agitação marítima na costa ocidental será de noroeste com 3 a 3,5 metros a norte do Cabo Raso e 2 a 3 metros a sul do referido cabo passando a ondas de oeste a partir do dia 24. Na costa sul as ondas serão de sudoeste com 1 metro, aumentando para 2 metros no dia 25.

Este comunicado será atualizado 22 de dezembro, pelas 18h00.

Atualizado em 2022-12-21 18:59:32
Válido entre 2022-12-21 18:59:00 e 2022-12-22 18:59:00

Leia também