Mafrense venceu Concurso Internacional de Guitarra na Grécia

fm

 

Decorreu na Grécia, entre os dias 9 e 11 de dezembro, o 15.º Festival Internacional de Guitarra de Véria. A edição deste ano foi especialmente dedicada aos duos de guitarra, tende contado com a participação de oito duos oriundos de Portugal, Reino Unido, Alemanha, França, China, Itália, Grécia, Holanda, Áustria e Eslovénia.

A vitória do Festival coube ao Duo Sirius, grupo formado pelos portugueses Diogo João (mafrense) e Márcio Silva (felgueirense).

Além do prémio monetário (2000 €), o duo português recebeu um convite para participar num recital (1000 €) da série de Concertos 2023-2024 de Sala de Concertos Philippos Nakas em Atenas.

O pódio ficou assim constituído:

  • 1.º Prémio: Duo Sirius Diogo João- Márcio Silva (Portugal)
  • 2.º Prémio: Duo Zaher Sara Zaher – Sanaz Zaher (Áustria)
  • 3.º Prémio: The Hague Guitar Duo Francisco Luis – Samrat Majumder (Portugal – Reino Unido)

Este ano, o Duo Sirius foi também distinguido com o 1.º prémio no Prémio Jovens Músicos em Música de Câmara – Nível Superior, resultado nunca conseguido por um duo de guitarras.

Este duo iniciou a sua atividade em 2018 e, desde então, tem-se apresentado em concerto um pouco por todo o país, incluindo no Young Guitar Masters Paredes, Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, Festival Internacional de Música de Paços de Brandão e Festival Jovens Músicos.

[Imagem: Veria International Guitar Festival]

Leia também