Torres Vedras conquistou três distinções na Conferência ODSlocal’22

odst

 

Realizou-se no concelho de Loulé a 3.ª conferência anual da plataforma ODSlocal “Caminhos, dinâmicas, futuros”, durante a qual foram entregues os Prémios ODSlocal e os Selos ODSlocal.

Esta iniciativa pretende distinguir projetos que estejam a contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em cada uma das suas categorias: Pessoas, Prosperidade e Planeta.

O Município de Torres Vedras conquistou três distinções:

  • Prémio ODSlocal – Subcategoria “Melhor Conjunto de Boas Práticas”
  • “Selo Dinâmica”
  • “Selo Desempenho”

O Prémio ODSlocal Subcategoria “Melhor Conjunto de Boas Práticas” foi atribuído tendo em conta a quantidade e a diversidade de boas práticas apresentadas no Portal ODSlocal, reconhecendo o conjunto de boas práticas municipais torrienses.

Os selos “Dinâmica” e “Desempenho” foram atribuídos aos municípios que têm demonstrado um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local.

A conferência, que se realizou em regime híbrido (presencial e online) contou com cerca de 300 pessoas que participaram presencialmente e cerca de 700 participações online. Entre os presentes estiveram Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Luísa Salgueiro, o presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Filipe Duarte Santos, o economista da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Lorenz Gross, a coordenadora nacional do Programa Bairros Saudáveis, Helena Roseta, e o coordenador da Plataforma ODSlocal, João Ferrão.

A Plataforma ODSlocal reúne os municípios portugueses em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, monitorizando o seu progresso em relação às várias metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A plataforma sinaliza, ainda, as práticas inovadoras e sustentáveis implementadas por autarquias, empresas e sociedade civil.

[Imagem: ODSlocal]

Leia também