Antevisão Final do Campeonato do Mundo – Argentina v França

catar final1

Artigo Patrocinado

Antevisão Final do Campeonato do Mundo – Argentina v França

 

Depois de um campeonato que suscitou várias surpresas impressionantes, dois dos participantes mais consistentes do Campeonato do Mundo encontrar-se-ão na final de 2022, quando Argentina e França entrarem em campo no Estádio Lusail Iconic, no Catar. Esta será a quarta final em cinco Mundiais com um ou ambos envolvidos e, pela primeira vez desde que a Espanha o fez em 2010, uma equipa que perdeu um jogo na fase de grupos ganhará o torneio. Os adeptos estão ansiosos para verem os resultados do Campeonato do Mundo em direto!

A derrota da Argentina veio na estreia no torneio, quando perderam por 2-1 com a Arábia Saudita, e levou, compreensivelmente, muitos especialistas e fãs a preverem uma saída antecipada para os campeões de 1978 e 1986. Mas, inspirados por Lionel Messi, os argentinos melhoraram e registaram vitórias consecutivas por 2-0 sobre o México e Polónia para se qualificarem para as eliminatórias.

Depois de derrotarem a Austrália por 2-1, os holandeses vacilaram contra os Países Baixos nos quartos de final, ao concederem dois golos no final dos 90 minutos, acabando por levar a melhor nos penáltis antes de vencerem a Croácia por 3-0 na semifinal. A vitória foi tão confortável que os argentinos foram capazes de tirar os principais jogadores no final, incluindo o herói Julián Álvarez com dois golos. Messi esteve envolvido em ambos os golos depois de abrir o marcador de grande penalidade, tornando-se assim o recordista argentino em Mundiais com o seu 11.º golo.

De novo na final da competição, oito anos depois da derrota por 1-0 com a Alemanha no prolongamento em 2014, Messi disse que esta será última tentativa de conquista de um Mundial, por isso espera que a derrota por 4-3 contra a França na última edição não se repita, embora os neutros certamente gostassem de um jogo com tantos golos! A Argentina lidera o registo global de confrontos diretos (V6, E3, D3) e venceu os dois jogos do Campeonato do Mundo antes do encontro de 2018, em 1978 e 1930, pelo que a história se inclina para a equipa de Messi.

A França, vencedora em 1998 e 2018, venceu a surpreendente equipa de Marrocos por 2-0 na quarta-feira depois de ter marcado o golo mais rápido de uma semifinal do Campeonato do Mundo desde 1958. A equipa rapidamente encontrou uma forma de desmantelar a defesa mais resistente do torneio, mantendo ao mesmo tempo, a sua primeira registo sem golos sofridos da competição, após duras vitórias nas eliminatórias com a Polónia (3-1) e Inglaterra (2-1).

As vitórias na fase de grupos sobre a Dinamarca (2-1) e Austrália (4-1) permitiram aos Bleus rodar o seu plantel antes dos oitavos de final, um fator que contribuiu para a derrota por 1-0 contra a Tunísia, o que serviu para realçar a importância de Kylian Mbappé e Antoine Griezmann para as suas hipóteses de manter o título e repetir o feito da Itália (1934 – 1938) e Brasil (1958 – 1962).

É por isso preocupante que o seu plantel tenha sido atingido por doenças com Adrien Rabiot, Dayot Upamecano e Kingsley Coman indisponíveis antes do confronto da meia-final, o que significa que o treinador Didier Deschamps poderá ter de colocar alguns dos seus jogadores menos utilizados em campo para a esta final, numa altura em que aspira ser o primeiro treinador desde Vittorio Pozzo em 1938 a ganhar dois Campeonatos do Mundo consecutivos.

Jogadores a observar: Messi e Mbappé (cinco golos) lideram a corrida à Bota de Ouro com Álvarez e o francês Olivier Giroud com apenas menos um golo. Messi abriu o marcador em quatro jogos do Campeonato do Mundo de 2022 da Argentina e marcou ou ajudou nos dois jogos anteriores contra a França. Entretanto, Mbappé, de 23 anos, já marcou nove golos em Mundiais, dois deles contra a Argentina em 2018, e se se mantiver em forma, irá certamente um dia desafiar o recorde de 16 golos de Miroslav Klose.

Hot Stat: A Argentina abriu o marcador aos 34 ou 35 minutos em cada um dos seus três jogos na fase a eliminar do campeonato.

Curiosidade do Campeonato do Mundo: o Brasil é a única equipa a alcançar três finais consecutivas de Mundiais (1994, 1998 e 2002) – a França poderá igualar este registo em 2026.

[imagem:AFP]

Leia também