Mafra | VI Encontro da União de Bombeiros dos Países de Língua Portuguesa

lblp

 

O encontro teve início no dia 24 de novembro com um jantar no Guincho, que contou com a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, do Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro-General Duarte da Costa, e do Presidente da Escola Nacional de Bombeiros, Vítor Reis.

Ontem, 25 de novembro, foi a vez do Salão do Edifício Municipal de Serviços, localizado na Loja do Cidadão, em Mafra, receber a reunião de trabalho entre todos os países da UBPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal), na qual 30 pessoas representaram as delegações de bombeiros de países de língua portuguesa, representando comunidades que somam 250 milhões de pessoas.

lb1O encontro, promovido pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) visa revitalizar a relação entre os países da UBPLP e fomentar a cooperação nas suas áreas. Relativamente às apresentações das experiências feitas pelos oito países, a LBP refere que “ressaltam as fragilidades e também as potencialidades, as valências, riscos e competências, áreas onde a cooperação pode desempenhar uma missão fundamental”.

A Liga dos Bombeiros Portugueses propôs à UBPLP, que a “organização passe a dispor de um mecanismo permanente de contacto com oficiais de ligação que garantam o fluxo de informação constante.Desse modo, em circunstâncias normais ou excepcionais, será possível agilizar o contacto e a gestão do fluxo de necessidades de cada país em tempo útil. Este mecanismo, aceite por todos, será a forma expedita de revitalizar desde já a UBPLP.”.

No final da reunião de trabalhos, a LBP efetuou a entrega de quatro viaturas a Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, oferecidas pelas Associações Humanitárias de Bombeiros.

[Imagens: LBP]

Leia também