Mafra | VI Encontro da União de Bombeiros dos Países de Língua Portuguesa

 

O encontro teve início no dia 24 de novembro com um jantar no Guincho, que contou com a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, do Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro-General Duarte da Costa, e do Presidente da Escola Nacional de Bombeiros, Vítor Reis.

Ontem, 25 de novembro, foi a vez do Salão do Edifício Municipal de Serviços, localizado na Loja do Cidadão, em Mafra, receber a reunião de trabalho entre todos os países da UBPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal), na qual 30 pessoas representaram as delegações de bombeiros de países de língua portuguesa, representando comunidades que somam 250 milhões de pessoas.

O encontro, promovido pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) visa revitalizar a relação entre os países da UBPLP e fomentar a cooperação nas suas áreas. Relativamente às apresentações das experiências feitas pelos oito países, a LBP refere que “ressaltam as fragilidades e também as potencialidades, as valências, riscos e competências, áreas onde a cooperação pode desempenhar uma missão fundamental”.

A Liga dos Bombeiros Portugueses propôs à UBPLP, que a “organização passe a dispor de um mecanismo permanente de contacto com oficiais de ligação que garantam o fluxo de informação constante.Desse modo, em circunstâncias normais ou excepcionais, será possível agilizar o contacto e a gestão do fluxo de necessidades de cada país em tempo útil. Este mecanismo, aceite por todos, será a forma expedita de revitalizar desde já a UBPLP.”.

No final da reunião de trabalhos, a LBP efetuou a entrega de quatro viaturas a Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, oferecidas pelas Associações Humanitárias de Bombeiros.

[Imagens: LBP]

Leia também