Festas da Cidade de Torres Vedras | Programa para 09 de novembro

ft10

 

Já arrancou mais uma edição das Festas de Torres Vedras.

As Festas decorrem até ao próximo dia 12 de novembro e o programa conta com música e desporto, para além dos festivais do pastel de feijão e do vinho, entre outras iniciativas.

O programa para hoje é o seguinte:

 

17h30 – Merenda do Acordeão com Sofia Henriques
Local: Porta 10a, Torres Vedras

Nas Merendas do Acordeão, inseridas no Festival Acordeões do Mundo, poderá desfrutar da sonoridade do acordeão, com atuações de tocadores tradicionais, e provas de vinhos doc e doces tradicionais.



De 1 a 12 de novembro 2022 – Montras de São Martinho

Nestas Festas de Torres Vedras os agentes económicos do centro histórico de Torres Vedras são convidados a decorar as suas montras com alusão às Festas de Torres Vedras, ao Vinho e ao São Martinho, na iniciativa “Montras de São Martinho”.
Esta iniciativa realiza-se entre 1 e 12 de novembro, no centro histórico de Torres Vedras.


De 27 de outubro a 12 de novembro – Exposição de máquinas agrícolas antigas
Local: Parque Regional de Exposições de Torres Vedras

Nesta mostra poderá ficar a conhecer as antigas máquinas com que se trabalhava os campos antigamente. Verdadeiras relíquias!


Exposição de jogos e brinquedos tradicionais do concelho de Torres Vedras: “No meu tempo era assim…”
Local: Atelier dos Brinquedos
Patente até 29 de janeiro 2023

No meu tempo era assim… Numa época em que brincar já não é o que era, vimos reavivar memórias para uns e mostrar novas brincadeiras para outros.

Nesta exposição pretende-se, de forma lúdica e pedagógica, mostrar como era e continua a ser importante a criatividade em algo tão simples como brincar.


Exposição Caminhar com São Gonçalo, de Lagos a Torres Vedras
Local: Museu Municipal Leonel Trindade
Patente até 28 de maio 2023

Percurso expositivo pelo Convento e Igreja de Nossa Senhora da Graça de Torres Vedras, da Ordem dos Eremitas Calçados de Santo Agostinho, que sucedeu ao antigo mosteiro situado junto à Porta da Várzea, do qual foi prior o Beato Frei Gonçalo de Lagos.
Ao longo do caminho, seguem-se os passos de São Gonçalo, numa exposição biográfica e iconográfica, percorrendo-se, igualmente, as memórias do Beato no espaço conventual, com  destaque para o seu túmulo, as suas relíquias e o altar que lhe foi dedicado.

São Gonçalo de Lagos em 3D
No âmbito da exposição Caminhar com São Gonçalo, de Lagos a Torres Vedras os participantes poderão levar para casa um conjunto de materiais para colorir e colar que darão aso a uma moldura alusiva a São Gonçalo de Lagos.
Este kit estará disponível na receção do Museu Municipal Leonel Trindade.


Flâneur ao centro – fotografia no espaço público
Local: Largo Jaime Batista da Costa, Santa Cruz
Patente até 27 de novembro

O azul do mar contrasta com o verde das vinhas que compõem a paisagem do território, que se assume como um dos maiores produtores de vinho nacionais, privilegiando a qualidade dos seus néctares. Em 2018, a dupla Torres Vedras e Alenquer foram Cidades Europeias do Vinho.
Mas não só de Baco, se vive e a cultura também faz parte da vivência do Concelho, que conta com museus, centros de interpretação, Biblioteca Municipal de Torres Vedras, galerias e o Teatro-Cine de Torres Vedras.
Em 2017, o “Flâneur – Novas Narrativas Urbanas” foi recebido no centro histórico de Torres Vedras, expondo dois artistas internacionais: Hajime Kimura e Sonia Hamza, no âmbito do Festival Novas Invasões. Seis anos passados, viajamos 16 km até ao litoral Torreense, e é em Santa Cruz que de 5 a 27 de Novembro, será instalada a estrutura modular retroiluminada de “Flâneur ao Centro”, que contará com o trabalho de 4 artistas: Catarina Botelho (PT), Fábio Cunha (PT), Joshua Phillips (GB), Róisín White (IE), no Largo Baptista da Costa.


Exposição de trabalhos do concurso de ilustração
Local: Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino
Patente até 21 de janeiro 2023

Farão parte da exposição as 25 ilustrações melhor pontuadas do Concurso Ciclismo Ilustrado (maiores de 18 anos e escolas), as quais serão exibidas na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino.
Paralelamente, no Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho estará patente um vídeo original criado a partir das ilustrações expostas na Fábrica. Este vídeo estará em exibição a partir das 14h30, após a entrega de prémios aos vencedores do 1º Concurso de ilustração Ciclismo ilustrado.


Exposição de ilustração de Pedro Ferreira
Local: Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino
Patente até 21 de janeiro 2023

Esta exposição fala sobretudo nas memórias individuais e coletivas. Individuais no sentido de como cada um de nós percecionamos os momentos, como reagimos a esta e ou aquela situação, ou como nos recordamos daquela pessoa. Tudo isso numa visão pessoal. Por outro lado, as memórias coletivas são uma mesma coisa que é recordada por um conjunto de pessoas, no plural.
Ao pensar no ciclismo, e mais especificamente em Torres Vedras, é incontornável não referir o o nome de Joaquim Agostinho. Pessoa amada pelos seus conterrâneos, como por pessoas além-fronteiras. Tragicamente morre minutos depois de uma queda numa prova de ciclismo, provocada por um cão. Pouca sorte ou destino?
O melhor ciclista português de todos os tempos, excecional, fora do vulgar, grandioso. Assim é recordado. Quem o conhecia dizia “Era uma pessoa simples”. Assim é recordado. Enquanto pessoa e artista, esta exposição não pode deixar de ter alguma reflexão sobre o que podemos ser: entre podermos ser tudo ou nada.


[Imagens: CMTV/Montagem de capa: Jornal de Mafra]

Leia também