IPMA | Tempo mais chuvoso e ameno na previsão para a semana de 7 a 13 de novembro

chuva1

 

De acordo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na próxima semana, o tempo será “em geral mais chuvoso e ameno relativamente ao habitual para a época do ano”.

O IPMA refere que a “anomalia da precipitação” será mais elevada nas regiões Norte e Centro (+1 a 30mm) enquanto que a “anomalia da temperatura média” será mais elevada em todo o território (+1 a 3°C), mas em especial nas regiões do interior Sul.

A previsão é a seguinte:

“No início da próxima semana, o território continental estará sob a influência de um fluxo predominante do quadrante sul associado a um vasto sistema depressionário localizado no Oceano Atlântico Norte, com a passagem de massas de ar quente e húmido. Espera-se também a intensificação do vento, nas terras altas e no litoral oeste.
Esperam-se períodos de ocorrência de precipitação que poderá ser por vezes intensa e persistente entre segunda e quarta-feira. Tendo em conta a saturação dos solos em algumas regiões do Norte e Centro, poderão existir zonas propensas a inundações ou deslizamento de terras com impacto local.
Relativamente à temperatura do ar, prevêem-se algumas variações ao longo da semana. A temperatura máxima deverá oscilar aproximadamente entre 12 e 25°C e a mínima entre 5 e 17°C”

Leia também