Festas da Cidade de Torres Vedras | Programa para 06 de novembro

ft6

 

Já arrancou mais uma edição das Festas de Torres Vedras.

As Festas decorrem até ao próximo dia 12 de novembro e o programa conta com música e desporto, para além dos festivais do pastel de feijão e do vinho, entre outras iniciativas.

O programa para hoje é o seguinte:

Das 10h30 às 12h00 – Desfile de Bandas Filarmónicas do Concelho de Torres Vedras
Local: Ruas da cidade de Torres Vedras
No dia 6 de novembro, domingo, a partir das 10h30, terá lugar o já tradicional Desfile de Bandas Filarmónicas do Concelho de Torres Vedras, no âmbito das Festas de Torres Vedras.

Após o desfile pelas ruas do centro histórico da cidade, a concentração acontecerá na Avenida 5 de Outubro.

Participam no desfile de Bandas do Concelho de Torres Vedras:

Banda da Juventude Musical Ponterrolense
Banda de Música da Associação dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras
Banda de Música da Casa do Povo de Campelos
Sociedade Filarmónica da Ermegeira
Sociedade Filarmónica da Ribaldeira
Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense


 

Das 12h00 às 19h00 – Tasquinhas
Local: Pavilhão Multiusos, Parque Regional de Exposições

Com representação das 13 freguesia do Concelho de Torres Vedras as Tasquinhas trazem à cidade o melhor da gastronomia, vinhos e doçaria local.
Diariamente haverá um programa diversificado que animará quem por lá passa.

Especialidades gastronómicas:
A dos Cunhados e Maceira – Coelho à Bulhão Pato
Campelos e Outeiro da Cabeça – Sopa de pedra de aves
Carvoeira e Carmões – Bacalhau torricado
Dois Portos e Runa – Polvo à socorrista
Freiria – Cabrito
Maxial e Monte Redondo – Codorniz
Ponte do Rol – Carne de alguidar
Ramalhal – Serrabulho
Santa Maria, São Pedro e Matacães – Asinhas de frango crocante com molho tártaro
São Pedro da Cadeira – Arroz de marisco
Silveira – Carne à casalinhense
Turcifal – Bacalhau à Laracha
Ventosa – Bacalhau com broa


Das 15h00 às 18h00 – Uma experiência noutra realidade
Local: Pavilhão Multiusos, Parque Regional de Exposições de Torres Vedras

Uma experiência que nos transporta para uma outra dimensão. Ao experimentar os óculos da realidade virtual vai poder desfrutar de um belo passeio em bicicleta.


Das 15h00 às 18h00 – Tardes de Folclore
Local: Pavilhão Multiusos, Parque Regional de Exposições de Torres Vedras

Participam nas tardes de folclore o Rancho Folclórico da Colaria e Rancho Folclórico Os Camponeses do Varatojo.


16h30 – Festival Acordeões do Mundo com Nuno Carpinteiro
Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/6
Bilhetes: 5 €

Nuno Carpinteiro apresenta em 2022 o seu segundo álbum “Viagem”, que conta com João Novais no contrabaixo, David Rodrigues na viola acústica, Diogo Sousa na bateria e a participação especial d’O Gajo’ na viola campaniça e de Sérgio Miendes guitarra eléctrica e teclados. A simplicidade, o silêncio e, ao mesmo tempo, a complexa harmonia que encontra nas caminhadas pelo campo refletem-se nas suas composições.
Em 2019 lançou o seu primeiro disco “A Montanha”, um trabalho de músicas instrumentais, onde o acordeão, a viola e a guitarra eléctrica se unem numa viagem sonora por temas de natureza tradicional, com arranjos contemporâneos. Entre 2018 e 2019 toca com João da Ilha com quem gravou três álbuns e outros três EP’s. Em 2014 participa no trio acústico ‘Sons de Bruma’ dedicado a canções da tradição Açoriana.

Acordeão: Nuno Carpinteiro
Contrabaixo: João Novais
Guitarra elétrica: David Rodrigues


17h30 – Merenda do Acordeão com Catarina Brilha e José Cláudio
Local: Casa do Povo da Freiria

Nas Merendas do Acordeão, inseridas no Festival Acordeões do Mundo, poderá desfrutar da sonoridade do acordeão, com atuações de tocadores tradicionais, e provas de vinhos doc e doces tradicionais.


17h30 – Merenda do Acordeão com Tiago Inácio e Sofia Henriques
Local: Quinta de São Domingo de Carmões, Carmões

Nas Merendas do Acordeão, inseridas no Festival Acordeões do Mundo, poderá desfrutar da sonoridade do acordeão, com atuações de tocadores tradicionais, e provas de vinhos doc e doces tradicionais.


21h30 – Cerimónia de entrega de prémios dos concursos festas de Torres Vedras
Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho

Nesta cerimónia ficaremos a conhecer os vencedores dos concursos promovidos no âmbito das Festas de Torres Vedras, nomeadamente:

Concurso “O Vinho Tinto e o Vinho Branco de Torres Vedras 2022”

Concurso “Pastel de Feijão de Torres Vedras 2022”



 

 

De 1 a 12 de novembro 2022 – Montras de São Martinho

Nestas Festas de Torres Vedras os agentes económicos do centro histórico de Torres Vedras são convidados a decorar as suas montras com alusão às Festas de Torres Vedras, ao Vinho e ao São Martinho, na iniciativa “Montras de São Martinho”.
Esta iniciativa realiza-se entre 1 e 12 de novembro, no centro histórico de Torres Vedras.


De 27 de outubro a 12 de novembro – Exposição de máquinas agrícolas antigas
Local: Parque Regional de Exposições de Torres Vedras

Nesta mostra poderá ficar a conhecer as antigas máquinas com que se trabalhava os campos antigamente. Verdadeiras relíquias!


Exposição de jogos e brinquedos tradicionais do concelho de Torres Vedras: “No meu tempo era assim…”
Local: Atelier dos Brinquedos
Patente até 29 de janeiro 2023

No meu tempo era assim… Numa época em que brincar já não é o que era, vimos reavivar memórias para uns e mostrar novas brincadeiras para outros.

Nesta exposição pretende-se, de forma lúdica e pedagógica, mostrar como era e continua a ser importante a criatividade em algo tão simples como brincar.


Exposição Caminhar com São Gonçalo, de Lagos a Torres Vedras
Local: Museu Municipal Leonel Trindade
Patente até 28 de maio 2023

Percurso expositivo pelo Convento e Igreja de Nossa Senhora da Graça de Torres Vedras, da Ordem dos Eremitas Calçados de Santo Agostinho, que sucedeu ao antigo mosteiro situado junto à Porta da Várzea, do qual foi prior o Beato Frei Gonçalo de Lagos.
Ao longo do caminho, seguem-se os passos de São Gonçalo, numa exposição biográfica e iconográfica, percorrendo-se, igualmente, as memórias do Beato no espaço conventual, com  destaque para o seu túmulo, as suas relíquias e o altar que lhe foi dedicado.

São Gonçalo de Lagos em 3D
No âmbito da exposição Caminhar com São Gonçalo, de Lagos a Torres Vedras os participantes poderão levar para casa um conjunto de materiais para colorir e colar que darão aso a uma moldura alusiva a São Gonçalo de Lagos.
Este kit estará disponível na receção do Museu Municipal Leonel Trindade.


Flâneur ao centro – fotografia no espaço público
Local: Largo Jaime Batista da Costa, Santa Cruz
Patente até 27 de novembro

O azul do mar contrasta com o verde das vinhas que compõem a paisagem do território, que se assume como um dos maiores produtores de vinho nacionais, privilegiando a qualidade dos seus néctares. Em 2018, a dupla Torres Vedras e Alenquer foram Cidades Europeias do Vinho.
Mas não só de Baco, se vive e a cultura também faz parte da vivência do Concelho, que conta com museus, centros de interpretação, Biblioteca Municipal de Torres Vedras, galerias e o Teatro-Cine de Torres Vedras.
Em 2017, o “Flâneur – Novas Narrativas Urbanas” foi recebido no centro histórico de Torres Vedras, expondo dois artistas internacionais: Hajime Kimura e Sonia Hamza, no âmbito do Festival Novas Invasões. Seis anos passados, viajamos 16 km até ao litoral Torreense, e é em Santa Cruz que de 5 a 27 de Novembro, será instalada a estrutura modular retroiluminada de “Flâneur ao Centro”, que contará com o trabalho de 4 artistas: Catarina Botelho (PT), Fábio Cunha (PT), Joshua Phillips (GB), Róisín White (IE), no Largo Baptista da Costa.


Exposição de trabalhos do concurso de ilustração
Local: Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino
Patente até 21 de janeiro 2023

Farão parte da exposição as 25 ilustrações melhor pontuadas do Concurso Ciclismo Ilustrado (maiores de 18 anos e escolas), as quais serão exibidas na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino.
Paralelamente, no Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho estará patente um vídeo original criado a partir das ilustrações expostas na Fábrica. Este vídeo estará em exibição a partir das 14h30, após a entrega de prémios aos vencedores do 1º Concurso de ilustração Ciclismo ilustrado.


Exposição de ilustração de Pedro Ferreira
Local: Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino
Patente até 21 de janeiro 2023

Esta exposição fala sobretudo nas memórias individuais e coletivas. Individuais no sentido de como cada um de nós percecionamos os momentos, como reagimos a esta e ou aquela situação, ou como nos recordamos daquela pessoa. Tudo isso numa visão pessoal. Por outro lado, as memórias coletivas são uma mesma coisa que é recordada por um conjunto de pessoas, no plural.
Ao pensar no ciclismo, e mais especificamente em Torres Vedras, é incontornável não referir o o nome de Joaquim Agostinho. Pessoa amada pelos seus conterrâneos, como por pessoas além-fronteiras. Tragicamente morre minutos depois de uma queda numa prova de ciclismo, provocada por um cão. Pouca sorte ou destino?
O melhor ciclista português de todos os tempos, excecional, fora do vulgar, grandioso. Assim é recordado. Quem o conhecia dizia “Era uma pessoa simples”. Assim é recordado. Enquanto pessoa e artista, esta exposição não pode deixar de ter alguma reflexão sobre o que podemos ser: entre podermos ser tudo ou nada.


[Imagens: CMTV/Montagem de capa: Jornal de Mafra]

Leia também