Morreu o mafrense Daniel Batalha Henriques (bispo auxiliar de Lisboa)

Daniel Batalha

 

Daniel Batalha Henriques nasceu em 1966, em Ribamar na freguesia de Santo Isidoro, em Mafra, e morreu na madrugada desta sexta-feira, 4 de novembro, vítima de doença oncológica.

Ordenado diácono em 1989 e padre em 1990, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, Daniel Batalha Henriques passou por várias paróquias na região de Loures (1997), Algés (2005), Cruz Quebrada (2010) e Torres Vedras (2016). Foi pároco no concelho vizinho de Torres Vedras entre 2016 e 2018, de ontem saiu ao ser nomeado bispo auxiliar de Lisboa pelo Papa Francisco. A ordenação episcopal decorreu no dia 25 de novembro de 2018, no Mosteiro dos Jerónimos.

Os municípios de Mafra e Torres Vedras já emitiram votos de pesar.

“Faleceu na madrugada de hoje, devido a doença prolongada, o bispo auxiliar de Lisboa, D. Daniel Batalha Henriques. De recordar que este prelado, nascido em 1966, em Ribamar (no vizinho concelho de Mafra), foi pároco de Torres Vedras de 2016 a 2018, tendo também sido vigário da vigararia de Torres Vedras entre estes anos. A Câmara Municipal de Torres Vedras endereça as mais sentidas condolências à família de D. Daniel Henriques.” CM Torres Vedras

“A Câmara Municipal de Mafra manifesta o seu pesar pelo falecimento de D. Daniel Batalha Henriques, Bispo Auxiliar de Lisboa, responsável pelo acompanhamento espiritual das comunidades da Vigararia de Mafra.
Natural de Ribamar, Freguesia de Santo Isidoro, Concelho de Mafra, entrou no Seminário de Almada em 1982 e concluiu a sua formação no Seminário dos Olivais, em 1989, tendo sido ordenado sacerdote no ano seguinte. Desempenhou o seu ministério na formação de seminaristas e em diversas paróquias, sempre ao serviço da sua Diocese natal, destacando-se pela dedicação, humildade, intensidade espiritual e sensibilidade missionária.
Neste momento de despedida, é de toda a justiça prestar homenagem a um filho da terra que se colocou ao serviço da comunidade, desenvolvendo uma relação de proximidade e simplicidade na divulgação da fé cristã e na ação solidária.
A autarquia dirige as mais sentidas condolências à família enlutada, assim como aos clérigos e leigos da Vigararia de Mafra e do Patriarcado de Lisboa.” CM Mafra

Também o Cardeal Patriarca de Lisboa se pronunciou acerca da morte do seu bispo auxiliar. O Cardeal Patriarca de Lisboa tinha visitado Daniel Batalha Henriques na passada 3.ª feira e já tinha referido que o mesmo se encontrava “numa unidade de cuidados paliativos” o que poderia “ser o último tempo da sua vida neste mundo“. Hoje, Manuel Clemente refere que o bispo auxiliar de Lisboa “partiu em paz, como em paz viveu toda a sua doença e sobretudo estas últimas semanas de hospitalização”.

O Patriarcado de Lisboa acrescenta, em comunicado, que o “corpo do Senhor D. Daniel chegará à Sé pelas 18h00 de hoje. Às 21h30 celebraremos o Ofício de Leituras e, a pedido expresso do Senhor D. Daniel, rezaremos o terço meditando nos mistérios gloriosos. Amanhã às 11h00 será celebrada Missa exequial. O féretro seguirá para Santo Isidoro e ficará na Igreja Paroquial até às 16h00 seguindo depois para o cemitério local”.

Leia também